Home Sociedade LSD Bookings é a proposta vencedora do Orçamento Participativo Jovem de Lousada
LSD Bookings é a proposta vencedora do Orçamento Participativo Jovem de Lousada
0

LSD Bookings é a proposta vencedora do Orçamento Participativo Jovem de Lousada

0
0

O Espaço AJE comemorou no passado sábado, o 13.º aniversário. Nesta ocasião foi divulgada a proposta vencedora do Orçamento Participativo Jovem 2018, que foi o projeto LSD Bookings.

A tarde contou ainda com momentos musicais protagonizados pelo Quarteto de Clarinetes do Conservatório do Vale do Sousa e com a animação do DJ Rodrigo Matias, resultado de uma parceria com o Adeskabir.

A Vereadora da Juventude, Dra. Cristina Moreira falou sobre o percurso que o Espaço AJE tem tido em todos estes anos de funcionamento, bem como das diversas valências e serviços disponibilizados neste local destinado à população de Lousada.

Esta foi também a data escolhida para anunciar aa proposta vencedora do Orçamento participativo Jovem 2018 que foi Sala de Ensaios – LSD Bookings.

A Dra. Cristina Moreira destacou que “Lousada vai contar, num futuro próximo, com uma sala de ensaios, representando um contributo muito importante para o concelho, tendo em conta que a música é um dos segmentos culturais mais evidentes em Lousada”.

A Vereadora da Juventude afirmou ainda que “o executivo municipal disponibiliza, desta forma, 30 mil euros do orçamento deste ano, para que o LSD Bookings, o projeto vencedor, seja concretizado”.

Os jovens envolvidos neste projeto vencedor estão de parabéns, mas também todos os outros que concorreram e, pois são ideias muito válidas e, por isso, merecedoras de serem concretizadas.

Sala de Ensaios – LSD Bookings vence OPJ de 2018

Estiveram a votação 13 projetos relativos ao Orçamento Participativo Jovem, com temas diferenciadas, que foram desde o ambiente, à música, à arte urbana, ao teatro, aos recursos multimédia, à juventude, ao desporto, entre outros. O vencedor foi Sala de Ensaios – LSD Bookings, que obteve 137 dos 505 votos contabilizados, cujo promotor é Nuno Miguel Moreira Henriques.

Este é um projeto na área da música e das infraestruturas, com um valor estimado de 30 mil euros, que é o montante máximo que a autarquia comparticipa para o projeto vencedor.

De acordo com os mentores deste projeto “a Sala de Ensaios -LSD Bookings é um conceito já existente que surgiu pela necessidade de trazer novos projetos musicais e artísticos ao coração de Lousada. Organizaram-se já vários eventos locais, entre os quais concertos periódicos em alguns dos espaços existentes no concelho, dois festivais e alguns intercâmbios de bandas, onde através de contactos com outras promotoras foi possível trazer a Lousada projetos de fora, ao mesmo tempo que se proporcionaram oportunidades às bandas locais para se promoverem e alcançarem patamares mais altos”.

Este projeto “destina-se à preparação, gravação e lançamento de projetos musicais, através da criação de uma associação sem fins lucrativos. A proposta idealmente consiste na remodelação de um espaço interior existente e adaptá-lo à atividade musical. Pretende-se que neste espaço funcionem duas salas com espaço confortável para ensaios, um espaço de trabalho, um espaço comum e um estúdio de gravação”.

De acordo com os promotores do LSD Bookings “o projeto vem colmatar a necessidade de criar boas condições, até então inexistentes, não só aos vários projetos atuais, como também fazer com que outros possam surgir. Esta estrutura também pretende envolver a comunidade local em várias outras atividades”.

Relativamente aos motivos que podem ter estado na origem desta votação o grupo refere que “uma das principais razões passa essencialmente por Lousada ser um concelho jovem com uma veia artística bastante presente. A necessidade de proporcionar condições de trabalho para a imensidão jovens talentos, não só autodidatas, mas também os que todos os anos brotam do Conservatório do Vale do Sousa, certamente que foi fator preponderante na decisão de voto”.

O grupo refere ainda que “o facto do sector musical se ter tornado, nos últimos anos, uma forte atração turística, acaba por ser uma razão intrínseca para que este projeto esteja hoje a caminho da sua concretização”.

O passo seguinte passa por “reunir com o Presidente da Câmara Municipal de Lousada, para acertarmos todos os pormenores uma vez que, sendo este um projeto público, cabe ao Município a sua concretização com o nosso apoio”.

Apresentados 13 projetos que estiveram a votação

A votação recaiu sobre os 13 projetos. Assim, para além do projeto vencedor foi apresentado o “Museu do Desporto Motorizado”, em que era proposta a criação de um Museu dedicado ao Desporto Motorizado com o grande objetivo de marcar Lousada positivamente como, cada vez mais, a Capital do Desporto Automóvel, atraindo assim mais turismo e dinamizando a economia Local.

A Arte do Bairro Dr. Abílio” era outro dos projetos apresentados, cuja finalidade passava por proporcionar atividades ligadas à arte e ao desporto a crianças, jovens sem acesso às mesmas e promover a cidadania ativa dos próprios.

Boost Lousada” teve como mote a aposta na criação de oportunidades para a diminuição dos níveis de desemprego, a fixação de população jovem no concelho, o desenvolvimento de Lousada enquanto local de inovação e de conhecimento, desenvolvimento do capital humano, social e cultural e ninho de criatividade e inovação enquanto polo agregador do conhecimento, da riqueza e do desenvolvimento social.

Árvore Tecnológica Solar” tinha como objetivo permitir, entre outras funcionalidades, carregar qualquer tipo de aparelho eletrónico e aceder à Internet através de rede wi-fi.

A proposta “Teatro Móvel” apresentou-se como um modo de levar o teatro às povoações do concelho, sendo considerado um serviço cultural e didático.

Criação de um espaço de recursos multimédia” foi outro dos projetos, cuja finalidade era dotar a escola de um espaço e recursos capazes de possibilitar aos alunos, num contexto fora da sala de aula, a mobilização de conteúdos transversais às diferentes áreas disciplinares e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de competências pessoais e sociais.

ViverNatureza – Reabilitação do Parque de Merendas do Amial (Cernadelo e Lousada, S. Miguel e Sta. Margarida) ” foi outro dos projetos a votação.

Sousela – Coração do Mesio” tinha como finalidade a promoção do património já existente na freguesia de Sousela, aliada às atividades lúdicas, culturais e desportivas, que com a concretização do projeto pretende melhorar significativamente a qualidade de vida da população.

A criação de um “Espaço Juventude” no edifício da antiga Escola Primária do Cruzeiro, é um projeto de reabilitação de um edifício de âmbito municipal, criando uma infraestrutura descentralizada que onde fosse possível promover atividades que envolvessem a juventude lousadense.

Mata de Vilar, o Pulmão de Lousada – Criação de infraestrutura de apoio técnico-pedagógico na Mata de Vilar”, tem como finalidade sensibilizar a comunidade para a conservação de um património natural único na região, já reconhecido internacionalmente pela Forest Stewardship Council.

A “Construção de um recinto de Hóquei em Campo (7×7)” ao lado do atual campo principal (zona atualmente ajardinada e sem grande utilização) foi uma das propostas apresentadas.

Por último o “Concurso Miss Lousada” foi o projeto que pretendia a eleição da mulher mais bonita de Lousada.

CM Lousada