Home Educação Mais de 50 alunos aprendem Mandarim em Lousada
Mais de 50 alunos aprendem Mandarim em Lousada
0

Mais de 50 alunos aprendem Mandarim em Lousada

0
0

O ensino do Mandarim é um projeto pioneiro que Lousada desenvolve desde o passado ano letivo.

Em 2017/2018 houve duas turmas de iniciação e, dos 28 alunos que terminaram, inscreveram-se 20 para frequentar o nível 2 que começou recentemente. Em 2018/2019 existem ainda 24 alunos inscritos no nível 1.

De acordo com o Vereador da Educação, Dr. António Augusto Silva, “no primeiro ano o custo foi assumido integralmente pelo Município, não tendo uma expressão significativa. Este ano o projeto está integrado no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, sendo suportando em 15% pelo Município e o restante por fundos comunitários”.

A ideia de promover o ensino do mandarim, surge porque “vivemos num mundo globalizado e esta é a língua materna mais falada no planeta. A China tem uma cultura milenar que tem influenciado fortemente as culturas ocidentais, tem a segunda maior economia mundo, a seguir aos EUA, e daqui a uma década poderá ser a primeira. Estas são razões mais que suficientes para estarmos esta iniciativa” – acrescenta ainda o Vereador da Educação.

As aulas são frequentadas por alunos que residem no concelho e que mostraram interesse em aprender ago que não é nada comum. Por isso, o Dr. António Augusto Silva destaca que “a aprendizagem da língua pode transformar-se, para alguns deles, num item curricular diferenciador, que pode vir a ser uma mais-valia no mundo do trabalho”.

As aulas são ministradas por professoras do Instituto Confúcio da Universidade do Minho em Braga.

tags: