Home Ambiente MEIO MILHAR DE CRIANÇAS NA SEGUNDA EDIÇÃO DA FESTA DA ÁGUA EM PAÇOS DE FERREIRA
MEIO MILHAR DE CRIANÇAS NA SEGUNDA EDIÇÃO DA FESTA DA ÁGUA EM PAÇOS DE FERREIRA
0

MEIO MILHAR DE CRIANÇAS NA SEGUNDA EDIÇÃO DA FESTA DA ÁGUA EM PAÇOS DE FERREIRA

0
0

FESTA DEDICADA ÀS CRIANÇAS DO CONCELHO ULTRAPASSOU EXPECTATIVAS

 

Mais de meio milhar de crianças de todo o concelho participaram na Festa da Água, no passado sábado. A iniciativa, organizada pela Águas de Paços de Ferreira, decorreu no Mercado Municipal de Paços de Ferreira e na área exterior e contou com inúmeras atividades. A diversão reinou entre as crianças presentes, que puderam desfrutar de uma tarde animada e recheada de diversão, entre insufláveis, pinturas faciais, palhaços, pipocas, algodão doce e muito mais. A afluência de público, estimada em mais de 500 crianças, ultrapassou as expectativas.

A iniciativa visou enaltecer a participação das crianças do concelho de Paços de Ferreira no Concurso de Poesia «Falar de Água com Amor» e na Ação Letiva «Água Segura» que decorreram nas Escolas Públicas do concelho, e abrangeram um total global de cerca de 720 alunos.

 

POEMA “ÁGUA É VIDA” CONQUISTOU O JÚRI DO CONCURSO “FALAR DE ÁGUA COM AMOR”

A entrega dos prémios do concurso “Falar de Água com Amor” decorreu durante o evento. O poema “Águas é Vida” de autoria de Inês Nunes, do 3º ano, da Escola Básica nº 2 de Paços de Ferreira foi o grande vencedor. O segundo lugar foi atribuído a Gonçalo Sousa, da Escola Básico de Arreigada. Por deliberação do júri foi ainda atribuída uma menção honrosa ao trabalho de Gonçalo Bentes, da Escola Básico de Frazão. Depois do desafio lançado pela Águas de Paços de Ferreira, mais de quatro centenas de alunos do 3º e 4º ano, do Ensino Básico, participaram no concurso, o que figurou um record de participação.

 

OBRAS DE PEQUENOS ARTISTAS VALERAM PRÉMIOS NO CONCURSO DE DESENHO “ÁGUA SEGURA”

Durante a tarde foram também entregues os prémios aos vencedores do concurso de desenho do projeto ‘Água Segura’. Os alunos foram desafiados a desenhar o ciclo natural e urbano da água, e os melhores desenhos foram premiados. Os vencedores foram:

Do Agrupamento de Escolas de Eiriz:

  • Leonardo Lamas, do 4º ano, turma CEL5, do Centro Escolar de Lamoso;
  • Rafaela Gomes, do 4º ano, turma CEE, da Escola Básica nº1 de Eiriz;
  • Isaac Neto, do 4º ano, turma CEE4, também da Escola Básica nº1 de Eiriz.

Do Agrupamento de Escolas de Frazão:

  • Ana Martins, do 4º ano, turma F, do Centro Escolar de Seroa;
  • Joana Mendes, do 4º ano, turma F, também do Centro Escolar de Seroa;
  • Marisol Leal, do 4º ano, turma H, do Centro Escolar de Frazão.

Do Agrupamento Escolar de Paços de Ferreira:

  • Leonor Dias Ferreira, do 3º ano, turma A, da Escola Básica nº2 de Paços de Ferreira;
  • Tiago Fernandes, do 3º ano, turma B, também da Escola Básica nº 2 de Paços de Ferreira;
  • Sara Ribeiro, do 3º ano, turma A, da Escola Básica de Penamaior.

Do agrupamento de Escolas de Freamunde:

  • João Paulo Santos Dias, do 4º ano, turma A, da Escola Básica de Figueiró;
  • Sofia Santana, do 4º ano, turma D, da Escola Básica de Freamunde;
  • Diogo Meireles Dias, do 4º ano, turma D, também da Escola Básica de Freamunde.

 

O projeto educativo ‘Água Segura’ visa sensibilizar os alunos do 3º e 4º anos e encarregados de educação para a importância do consumo de água com qualidade na promoção da Saúde. O projeto consiste na realização de aulas teóricas e práticas sobre o tema da Água, desde a importância para o homem e todos os seres vivos, a origem e o ciclo natural que é responsável pela renovação de água doce, até aos problemas que afetam a humanidade, como a excessiva utilização e poluição das águas, que impõem a utilização racional da água e a instalação de sistemas públicos de tratamento e de distribuição de água e de recolha e de tratamento de águas residuais, assegurando assim o abastecimento de água potável à população e contribuindo para a despoluição das reservas de água.