Home Cultura Mercado Histórico começa no dia 31de maio em Lousada
Mercado Histórico começa no dia 31de maio em Lousada
0

Mercado Histórico começa no dia 31de maio em Lousada

0
0

A edição deste ano do Mercado Histórico vai realizar-se nos dias 31 de maio, 1, 2, e 3 de junho, no local habitual, que é entre a Avenida Senhor dos Aflitos e a Praça do Pelourinho e a Rua Pinto de Mesquita.

Esta iniciativa de recriação histórica do quotidiano das populações nos meados do século XVII tem vindo a afirmar-se no ambiente cultural da região, distinguindo-se, especialmente, pela componente educativa e pela participação massiva e entusiástica da comunidade escolar.

Assim, sexta-feira, dia 1 de junho, que coincide com o Dia da Criança, as atividades vão ser direcionadas para o público escolar, com a realização de visitas pedagógicas à feira, acompanhadas por um ator/animador que vai conduzir os alunos por um percurso de histórias e saberes antigos apoiado no trabalho ao vivo de artesãos e artífices e na atuação de recriadores históricos. O Mercado Histórico reúne este ano um conjunto diversificado de iniciativas lúdico-pedagógicas, em que se destacam o carrossel artesanal, os jogos infantis antigos, o tiro com arco, a falcoaria, uma oficina de olaria tradicional e uma exposição de pequenos animais da quinta. Entre os artífices presentes destaca-se o ferrador, o artilheiro, o vassoureiro e o carpinteiro e outros quadros cénicos da vida de uma comunidade seiscentista.

O espetáculo noturno de sexta-feira vai estar a cargo das escolas. Nos três dias restantes, 31 de maio, 2 e 3 de junho, o Mercado Histórico conta com a animação teatral ao longo de todo o dia, culminando num espetáculo noturno em que, mais uma vez, as peças apresentadas têm uma forte componente de época e contexto histórico local. Todos os dias, antes do encerramento do Mercado, vai ter lugar o espetáculo de fogo, combinando música e malabarismos. Ao longo do dia, a animação musical vai estra presente com a atuação de diversos grupos de música antiga. Para além de recriadores, malabaristas, cuspidores de fogo, artífices e muitos mercadores, o Mercado Histórico conta ainda com a presença das históricas tabernas, prontas para prover as refeições do dia.

Nesta feira tardo-seiscentista vai reviver-se a época pós-Restauração no contexto de uma povoação rural mas muito marcada pelo movimento mercantil. Perfiladas ao longo das ruas do Torrão ergueram-se estalagens, tabernas e outras instalações direcionadas para o apoio aos viandantes, aos seus veículos e aos seus animais de tração e carga – ferradores, carpinteiros, ferreiros, alquilarias.

As tabernas abrem os seus balcões para a rua, os almocreves estendem as suas tendas, os artífices e os lavradores acorrem com os seus artigos e, de repente, está levantada a Feira.

O Mercado Histórico pode ser visitado no dia 31, entre as 2h00 e as 24h00, no dia 1, das 10h00 às 24h00, no dia 2 de junho, sábado, entre as 12h00 e as 24h00 e no domingo, das 12h00 às 23h00.

tags: