Home Economia Ministro da Economia apresenta projeto “Espaço Empresa” aos autarcas do Tâmega e Sousa
Ministro da Economia apresenta projeto “Espaço Empresa” aos autarcas do Tâmega e Sousa
0

Ministro da Economia apresenta projeto “Espaço Empresa” aos autarcas do Tâmega e Sousa

0
0

O Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, reuniu-se, na passada sexta-feira, dia 22, com os autarcas do Tâmega e Sousa para apresentar o projeto “Espaço Empresa”, destinado aos empresários que desejem realizar serviços e/ou obter informações inerentes ao exercício de uma atividade económica ou ao ciclo de vida das suas empresas, minimizando o seu esforço no acesso à informação e na interação com a administração pública central e local.

A apresentação, que decorreu na sede da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), em Penafiel, contou ainda com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, da Vogal do Conselho Diretivo do IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação, IP), Isabel Vaz, e do Diretor de Proximidade Regional e Licenciamento do IAPMEI, João Pimentel. A CIM do Tâmega e Sousa esteve representada pelo Presidente do Conselho Intermunicipal, Armando Mourisco, pelo Primeiro-Secretário, Telmo Pinto, e pelo Executivo Municipal dos concelhos do Tâmega e Sousa.

O projeto “Espaço Empresa” visa criar uma rede de pontos únicos de atendimento às empresas, com serviços disponibilizados quer através do canal presencial, numa lógica de proximidade e de atendimento personalizado, quer através dos canais online e telefónico.

Evoluir para serviços de apoio empresarial mais eficientes e eficazes é o grande desafio a que se pretende dar resposta, agregando a informação e o conhecimento relevante para o exercício da atividade empresarial, de modo a que a mesma possa estar ao serviço das empresas num único espaço físico ou eletrónico, em tempo útil e ajustado às suas necessidades.

A CIM do Tâmega e Sousa tem assumido a promoção do desenvolvimento económico do seu território como uma das suas principais missões, procurando igualmente assegurar a articulação das atuações entre os municípios e os serviços da administração central e local nesta área de intervenção.

A partilha de serviços e de competências tem permitido potenciar oportunidades, bem como demonstrar que o trabalho em rede, a uma escala intermunicipal, se tem traduzido em ganhos de eficácia e eficiência e, consequentemente, de qualidade. Neste sentido, a CIM do Tâmega e Sousa tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas tendo em vista a modernização administrativa e a procura das melhores soluções para a gestão dos municípios que a integram.

Esta visão encontra eco no projeto “Espaço Empresa”, desenvolvida pelo IAPMEI, entidade especialmente vocacionada para o apoio às empresas, em parceria com a AMA (Agência para a Modernização Administrativa) e a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal).

Pretende-se, assim, garantir que a experiência do IAPMEI na gestão dos sistemas de incentivos e no apoio às pequenas e médias empresas continue aliada à experiência da AICEP na captação de investimento e no apoio à internacionalização das empresas portuguesas, e à da AMA na disponibilização de serviços eletrónicos às empresas e na gestão de redes de atendimento presencial de proximidade.