Home Saúde Município de Lousada e CSSEF promoveram curso de Cuidadores Informais e Familiares
Município de Lousada e CSSEF promoveram curso de Cuidadores Informais e Familiares
0

Município de Lousada e CSSEF promoveram curso de Cuidadores Informais e Familiares

0
0

O Município de Lousada e a Cooperativa de Serviços de Saúde, Envelhecimento e Formação (CSSEF) promoveram um curso de formação para Cuidadores Informais e Familiares.

Esta formação com 20 horas teve o apoio financeiro da autarquia, o que na prática permitiu que as formandas tivessem isenção de qualquer pagamento para frequentar o curso.

Os principais destinatários foram as pessoas que assumem o papel de cuidadores, mas também para pessoas que estão inscritas no Banco de Voluntariado, para que possam ajudar na prática os cuidadores informais. De referir ainda que o curso foi ministrado por gerontólogos e enfermeiros.

Durante a formação os temas abordados passaram pelas “Estratégias para se proteger do desgaste físico e emocional pelo cuidado permanente a pessoas dependentes”, “Técnicas de cuidados de higiene”, “Estratégias de animação e ocupação com vista à manutenção da maior autonomia possível da pessoa dependente” e “Técnicas de posicionamentos, mobilização, transferência e transporte, utilizando as diferentes ajudas técnicas”.

Cooperativa de Serviços de Saúde, Envelhecimento e Formação

A CSSEF, Cooperativa de Serviços de Saúde, Envelhecimento e Formação surgiu com o empenho de cinco jovens empreendedores, com formação superior nas áreas Social, Saúde e Gestão, especializados em Envelhecimento Ativo e em Gestão de Equipamentos e Cuidados de Saúde.

De acordo com os responsáveis da instituição houve a decisão de “unir forças e meios para criar uma Cooperativa capaz de dar respostas às necessidades e carências de informação, acompanhamento, promoção e manutenção da saúde e bem-estar de toda a população ao longo do seu ciclo vital. Toda a atividade desta cooperativa é orientada para o desenvolvimento da formação, promoção e serviços em contexto domiciliário nas áreas da saúde e do envelhecimento com a garantia da qualidade e inovação que sempre nos caracteriza”.

tags: