Home Património Município de Lousada pretende recuperar e valorizar a memória dos militares Lousadenses que, entre 1917 e 1918
Município de Lousada pretende recuperar e valorizar a memória dos militares Lousadenses que, entre 1917 e 1918
0

Município de Lousada pretende recuperar e valorizar a memória dos militares Lousadenses que, entre 1917 e 1918

0
0

Colaboração da população solicitada

Lousadenses Combatentes da Grande Guerra

A Câmara Municipal de Lousada está a desenvolver um trabalho de investigação que pretende recuperar e valorizar a memória dos militares Lousadenses que, entre 1917 e 1918, participaram na Primeira Guerra Mundial.

Foram quase 200 militares naturais do concelho de Lousada, entre praças e oficiais, que durante aqueles anos vivenciaram uma das experiências mais dramáticas do século XX. Felizmente, quase todos regressaram vivos para junto das suas famílias, transmitindo muitos relatos e memórias desses tempos aos seus filhos e netos.

A publicação que está a ser preparada tem como principal objetivo relembrar esses homens e partilhar as memórias e relatos por eles deixados.

Assim, é feito um apelo aos Lousadenses que tenham informação acerca de antigos combatentes (memórias, escritos, fotos, materiais, entre outros) e que aceitem disponibilizá-los para publicação, que por favor contactem o Gabinete de Património e Arqueologia da autarquia, através do e-mail cristiano.cardoso@cm-lousada.pt ou do telefone 255820500.

tags: