Home Ambiente Município de Lousada promoveu plantação de 35 mil árvores nativas
Município de Lousada promoveu plantação de 35 mil árvores nativas
0

Município de Lousada promoveu plantação de 35 mil árvores nativas

0
0

A Câmara Municipal assumiu, há cerca de três anos, uma estratégia integrada para a sustentabilidade, tendo diversos projetos de conservação da natureza e educação ambiental em curso. Plantar Lousada já permitiu a plantação de 35 mil árvores nativas no concelho, e em vários locais do país.

No outono de 2016, o projeto “Plantar Lousada” apresentou-se com o objetivo de promover a plantação de 10 mil árvores até 2018 em ações de reflorestação e de restauro ecológico, com a ajuda da sociedade civil.

No final da primeira época de plantação de 2018 a autarquia Lousadense não podia estar mais satisfeita, pois promoveu a plantação de 20 mil árvores no concelho, e ainda ofereceu outras 15 mil árvores para movimentos verdes no resto do país” – como destaca o Vereador do Ambiente e Natureza, Dr. Manuel Nunes.

Foram realizadas diversas iniciativas de modo a alcançar o maior número de participantes e interessados. Podem destacar-se as plantações no terreno, coordenadas pela autarquia, em que o resultado foi a plantação de 7500 árvores em todo o concelho e, assim, restaurar aproximadamente 15 hectares de habitat degradado.

Também a campanha “Plantar Lousada no Seu Quintal” ofereceu árvores a todos os munícipes interessados em plantar árvores nos seus terrenos ou quintais. Foram entregues 10 mil árvores aos mais de 300 proprietários que se inscreveram no projeto.

Plantar Lousada no Natal… Uma árvore para si!” ofereceu árvores a todos os que, na época natalícia, fizeram compras superiores a 35€ nos estabelecimentos comerciais de Lousada. Mais de 800 pessoas trocaram vales de Natal por um total de três mil árvores.

As iniciativas implementadas no Ano do Ambiente e da Biodiversidade foram mais além e “Árvores Nativas para Todos” permitiu a várias entidades responsáveis por ações de reflorestação requisitar árvores gratuitamente. No total foram entregues 15 mil árvores, destinadas a 50 projetos de reflorestação, localizados em dez distritos de norte a sul do país.

O Dr. Manuel Nunes, Vereador do Ambiente e Natureza, afirma que “mais do que plantar árvores, o projeto Plantar Lousada sempre se assumiu como uma iniciativa de mobilização e de sensibilização pública. E também este objetivo foi plenamente atingido, pois apenas nas plantações de terreno em Lousada, mais de 2300 voluntários de cerca de 50 entidades públicas e privadas foram envolvidas, num total superior a sete mil horas de trabalho ambiental solidário”.

Por isso, o Vereador do Ambiente e Natureza refere que “o Município está profundamente agradecido a todos os voluntários, entidades, plantadores e proprietários que colaboraram nestas iniciativas”. Fica ainda o compromisso de que o próximo outono vai contar com mais Plantar Lousada, com todos os benefícios ambientais e sociais associados.

tags: