Home Economia Municipio de Lousada realiza intervenção de fundo no Bairro Dr. Abílio Moreira
Municipio de Lousada realiza intervenção de fundo no Bairro Dr. Abílio Moreira
0

Municipio de Lousada realiza intervenção de fundo no Bairro Dr. Abílio Moreira

0
0

A autarquia reuniu no passado dia 21 de setembro com a Diretora de Gestão do Norte do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), Dra. Ana Cruz, para abordar assuntos relativos às intervenções que estão a ser realizadas no Bairro Dr. Abílio Moreira.

O encontro serviu para vistoria e entrega de quatro apartamentos cujas obras foram terminadas recentemente, estando outros 10 apartamentos a concurso para serem reabilitados e entregues às pessoas. 

O Presidente da Câmara, Dr. Pedro Machado, destaca que “a autarquia está a trabalhar em conjunto com o IHRU, que é a entidade responsável pela obra, ao nível da conclusão dos projetos de arquitetura e mapa de medições, sendo que em breve reuniremos com o arquiteto responsável. Esta intervenção é relativa a obras na totalidade dos 12 blocos habitacionais”. 

A Estratégia Local Habitação e as candidaturas ao 1° Direito, programas de arrendamento e novas soluções habitacionais para todo o concelho, foi outro dos assuntos tratados na reunião, em que foi apresentado o mais recente projeto designado de “Residências Partilhadas”. 

De acordo com o Dr. Pedro Machado “este é um novo projeto para implementar no Bairro Dr. Abílio Moreira que consiste na partilha de residência por indivíduos que necessitam de uma resposta habitacional para si próprios. Desta forma a ideia passa por criar residências masculinas e femininas para que pessoas sozinhas possam partilhar espaços e conviver com outras pessoas na mesma situação”. 

Reunião entre Município e IHRU 

Entretanto, teve lugar na passada sexta-feira, dia 2, uma reunião entre o Município e o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) no sentido de analisar o projeto de arquitetura para as obras de remodelação integral do Bairro Dr. Abílio Moreira. 

O encontro contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Dr. Pedro Machado e com o Vereador da Habitação, Dr. Nelson Oliveira, onde foram solicitadas alterações ao projeto, contribuindo com novas soluções para a melhoria das acessibilidades aos diversos pisos, conforto térmico das passagens exteriores, componente estética do edifício e outras situações que estão a ser revistas pelo arquiteto responsável pela obra do IHRU. 

Posteriormente, e face à finalização do projeto, o mesmo vai se apresentado aos condóminos privados, parte essencial para a concretização total da obra, no sentido de obter a sua concordância e também a todos os outros residentes. 

tags: