Home Educação No Ano Municipal da Educação a autarquia de Lousada entrega material de ciência e de música
No Ano Municipal da Educação a autarquia de Lousada entrega material de ciência e de música
0

No Ano Municipal da Educação a autarquia de Lousada entrega material de ciência e de música

0
0

Escolas do 1.º ciclo com mais equipamentos

No Ano Municipal da Educação (AME), celebrado em 2019, está a ser dada continuidade aos projetos já iniciados e outros que vão ser promovidos pela primeira vez.

No AME, o Município vai dotar as escolas de mais equipamentos e recursos. As primeiras ações contemplam a distribuição de diversos tipos de equipamento de apoio para as escolas do 1.º ciclo.

Os kits de ciências e os instrumentos musicais para as escolas do 1.º ciclo do ensino básico são duas das ações contempladas, que se inserem no Plano Integrado e Inovação de Combate ao Insucesso Escolar, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, financiado pelo Norte 2020.

Para o Vereador da Educação, Dr. António Augusto Silva, “o material entregue às escolas é uma mais-valia para o trabalho dos professores e que, certamente, se vai repercutir nas aprendizagens das crianças em áreas tão importantes como as ciências experimentais e a música. É de salientar também que o material agora entregue foi elencado em estreita colaboração com os Agrupamentos de Escolas e o Conservatório Vale do Sousa que colabora com o Município no Ensino da Música nas Escolas do 1º ciclo”.

“Experimenta Ciências”

No ensino das ciências a experimentação tem grande importância, sendo considerado fundamental para a melhoria da aprendizagem dos alunos, e uma condição essencial para o sucesso nesta área. Estimular as crianças com participação ativa na construção e realização da atividade vai permitir que compreendam os fenómenos e adquiram conceitos, que através da abstração ou do verbalismo não seria possível.

Desta forma, todas as escolas passam a estar dotadas de um mini laboratório, com kits para experiências nas áreas da física, química, biologia e reagentes. Também os professores titulares passa a ter a possibilidade de abordar os temas da área de Estudo do Meio, com a utilizando estes recursos, levando a uma melhor exploração dos conteúdos.

“Experimenta Ciências” é a designação do projeto que pretende promover competências transversais para o sucesso das aprendizagens, melhorar a qualidade das aprendizagens através das abordagens diferenciadoras e inovadoras ao nível das práticas educativas e potenciar recursos pedagógicos científicos adequados à promoção da qualidade das aprendizagens.

Foram entregues kits de Natureza e Ambiente, Balança e Equilíbrios, Sons e Tons, Veículos para construir e “Conduzir”, “Fundar e Flutuar”, Calor, Luzes e Sombras, Biologia, Purificação da Água, Química, Mudanças de Estado, Reagentes, entre muitos outros. Da lista de material constam ainda mini kits de Mecânica, Acústica, Biologia e Calor, bem como microscópios monoculares e microscópios easi-scope.

O material foi adquirido de acordo com as indicações dadas pelas escolas, mediante o que os coordenadores achavam necessário, num investimento que rondou os 75 mil euros.

Instrumentos musicais para EB1

Também a promoção do ensino da música junto dos mais novos tem sido crescente, nomeadamente nas Atividades de Enriquecimento Curricular, fruto do protocolo estabelecido com o Conservatório de Música do Vale do Sousa. Foram entregues em cada uma das 25 escolas básica do 1.º ciclo um Kit Musical. Foram adquiridos 50 conjuntos de percussão, 75 metalofones, 75 xilofones e 175 cavaquinhos, sendo a distribuição foi realizada com base no número de alunos de cada uma das escolas. Os conjuntos de percussão são compostos por guizos, castanholas, maracas, claves, triângulos, shaker, pandeiretas, soalhas, caixa chinesa e cavalinhos.

O valor ultrapassou os 55 mil euros. Este projeto que é desenvolvido há diversos anos nas escolas de Lousada tem por base a correlação existente entre a educação e a música e o desenvolvimento de habilitações que as crianças necessitam para se tornarem bem-sucedidas. Autodisciplina, paciência, sensibilidade, coordenação e concentração são valorizadas com o estudo da música.

tags: