Home Património No Castro de São Domingos em Lousada decorreram escavações arqueológicas na “Casa Romana”
No Castro de São Domingos em Lousada decorreram escavações arqueológicas na “Casa Romana”
0

No Castro de São Domingos em Lousada decorreram escavações arqueológicas na “Casa Romana”

0
0

Escavações na “Casa Romana” 

As escavações arqueológicas na “Casa Romana” do Castro de São Domingos, dinamizadas pela autarquia decorreram entre os meses de setembro e outubro. 

A campanha deste ano possibilitou a continuação da perceção da dinâmica ocupacional do espaço, tendo sido identificadas uma multiplicidade de estruturas, de diversas cronologias. 

Os trabalhos centraram-se na continuação da escavação do espaço cemiterial identificado na anterior campanha de 2018, que havia revelado seis enterramentos, tendo agora sido identificadas mais 10 sepulturas escavadas no geológico natural, com orientação canónica e delimitadas por pedras de corneana e granito, comprovando a utilização cemiterial da área, provavelmente na Baixa Idade Media. 

Estas estruturas foram todas escavadas, não tendo sido identificada a presença de indivíduos em inumação primária em nenhuma delas. Apenas a identificação, na Sepultura 11, de uma fíbula em bronze, que vai ser agora alvo de trabalhos de consolidação e que permitira um melhor enquadramento cronológico destas sepulturas. 

Estas sepulturas estão associadas a uma calçada, cronologicamente mais recente, que parece delimitar, a noroeste, o espaço cemiterial. É composta por pedras roladas de pequenas dimensões, maioritariamente de corneana, envoltas por terras compactas, percetível numa extensão de 10 metros com dois metros de largura visível. 

Escavações na Casa Romana -Sepultura
tags: