Home Educação O Município de Lousada já entregou 120 routers de banda larga 4G
O Município de Lousada já entregou 120 routers de banda larga 4G
0

O Município de Lousada já entregou 120 routers de banda larga 4G

0
0

O Município de Lousada tem prestado apoio à comunidade educativa na adaptação à nova modalidade de ensino. Na semana passada foram distribuídos 120 routers com acesso à internet respondendo a uma das dificuldades dos alunos. Com este equipamento de banda larga móvel 4G, o plafond de tráfego mensal é ilimitado, tendo ainda capacidade de serviço de hotspot wi-fi para dez ligações, no mínimo. Os routers têm uma velocidade de download até 150 Mbps e de upload até 50 Mbps, com uma autonomia de quatro horas.

Desta forma o trabalho dos alunos que têm de utilizar a internet é facilitado porque a rapidez do serviço é significativa. Muitos dos alunos tinham acesso a ligações com pouca velocidade causando constrangimentos no desenvolvimento das atividades letivas.

Foram ainda adquiridos 120 computadores portáteis cedidos, a título de empréstimo, aos alunos dos quatro agrupamentos de escolas do concelho. A autarquia ofereceu 120 vales para pequenas reparações de equipamentos usados vales no valor de 30€, para alunos com escalão A e B, destinados a suportar as despesas que resultem de reparação de computadores, onde se inclui a formatação ou colocação de peças como webcam. Refira-se ainda a colaboração das empresas locais.

O investimento total do Município ascende a 53 mil euros e contou com a colaboração dos Agrupamentos de Escolas na identificação das carências e na distribuição dos equipamentos e vales.

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa disponibilizou 35 tablets e algumas lojas de informática, particulares e empresas disponibilizaram alguns equipamentos. Os agrupamentos de escolas desmontaram as suas salas de informática e cederem os computadores.

tags: