Home Educação Oficinas de Animação promovidas pelo Município de Lousada levam filmes de animação a serem premiados
Oficinas de Animação promovidas pelo Município de Lousada levam filmes de animação a serem premiados
0

Oficinas de Animação promovidas pelo Município de Lousada levam filmes de animação a serem premiados

0
0

A autarquia em colaboração com a Casa Museu de Vilar tem desenvolvido nos últimos anos um conjunto de projetos no âmbito Oficinas de Cinema de Animação. O objetivo destas ações, dinamizadas pelo realizador Abi Feijó, passa por desenvolver a criatividade e aprendizagem dos alunos, envolvendo o 2.º e 3.º ciclo e ensino secundário.

No dia 19 de junho realizou-se a Mostra de Filmes de Cinema de Animação com exibição dos trabalhos realizados. Para o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Pedro Machado, “desde há quatro anos que levamos a cabo esta iniciativa cujo sucesso está explanado no reconhecimento nacional e internacional que os vários filmes têm merecido com a atribuição de prémios e menções honrosas”.

No ano letivo 2014/2015 foram elaboradas pequenas animações sob o tema do Desporto que foram exibidos nas janelas da Biblioteca Municipal durante o Festival de Luz. No ano seguinte (2015/2016), os filmes realizados intitularam-se “Apoio à Multieficiência”- EB Lousada Este (Caíde de Rei), “O Tolo”- EB Dr. Mário Fonseca (Nogueira), “A Vida é Dura” – EB Lousada Oeste (Nevogilde) e “Uma Família Portuguesa, sem Certeza” – Escola Secundária de Lousada, que ganhou o Prémio Jovem Cineasta Português menos de 18 anos. “Lustosa 1999” – EB Lousada Norte (Lustosa) e “O falso assalto” – Colégio S. José de Bairros, são as designações dos trabalhos apresentados no mesmo ano letivo.

Em 2016/2017 os alunos produziram os filmes: “A Vida por trás dos Estragos” – EB Dr. Mário Fonseca (Nogueira), “As Cobras Também Almoçam” – Colégio S. José de Bairros, “Não Sejas Camelo” – Externato Senhora do Carmo, que ganhou o Prémio Melhor Filme de Animação – Cinedita ‘2018, e “Aves Raras” – EB Lousada Este (Caíde de Rei), que obteve o Prémio Nacional da Animação – Oficinas, a Menção Honrosa do Prémio Jovem Cineasta Português com menos de 18 anos e o 1.º Prémio na Categoria 3.º Ciclo – no festival Ação04! que decorreu em Viana do Castelo. No ano letivo que terminou o projeto contabilizou mais trabalhos realizados, entre eles: “O Rebelde” – Externato Senhora do Carmo, “Queimado (A Força da Amizade)” – EB Lousada Oeste (Nevogilde), “Dividida” – Escola Secundária de Lousada, “A Ilha dos Doces” – EB Dr. Mário Fonseca (Nogueira), “Zaragata” – Colégio de S. José de Bairros, “Desconectados” – EB Lousada Norte (Lustosa), e “Assombriação” – EB Lousada Este (Caíde de Rei).

Para o realizador, Dr. Abi Feijó, da Casa Museu de Vilar, “é importante salientar o apoio do Município na concretização das Oficinas da Animação, assim como, o empenho e dedicação das escolas envolvidas. Com as Oficinas podem ser realizados projetos interdisciplinares, fazendo deste projeto um fator aglutinador”.

tags: