Home Sociedade Orçamento Participativo Jovem de Lousada com 30 mil euros
Orçamento Participativo Jovem de Lousada com 30 mil euros
0

Orçamento Participativo Jovem de Lousada com 30 mil euros

0
0

Apresentação de candidaturas até dia 9

A autarquia promove a 5.ª edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ), tendo como prazo de apresentação das candidaturas o dia 9 de novembro.

Com a implementação deste projeto, em que o mote é “Tu escolhes o futuro de Lousada”, a intenção da Câmara é conhecer e reunir opiniões e contributos da juventude Lousadense, de forma a inscrever as suas ideias e projetos no Orçamento Municipal e nas Grandes Opções do Plano.

Promover a participação cívica dos jovens e o sentido de cidadania e comunidade, são também objetivos do OPJ, que passa pelo diálogo e concertação de propostas juntamente com o executivo municipal, na definição de prioridades de investimento autárquico, estabelecendo a promoção de um contacto constante, próximo, transparente e efetivo entre os cidadãos e os eleitos, num processo de concertação de esforços em prol do concelho de Lousada.

As propostas apresentadas vão ser analisadas pelos Serviços Municipais, entre os dias 12 e 23 de novembro, sendo que a votação vai decorrer entre 26 de novembro e 31 de dezembro. De referir que podem votar munícipes com idade compreendida entre os 14 e os 30 anos, através do sitio da internet do Município www.cm-lousada.pt ou de forma presencial nas instalações da Câmara Municipal de Lousada.

Os resultados e apresentação pública do projeto vencedor está agendado para o dia 6 de janeiro de 2019.

Desde a primeira edição do OPJ foram vencedores os projetos Vila Festival da Juventude, Renovação do Canil Municipal, Criação do Centro de Interpretação Ambiental e Patrimonial do Vale Mezio e LSD Bookings – Sala de Ensaio.

Os projetos vencedores em anos anteriores

O 1.º projeto vencedor do OPJ de Lousada foi o “Vila – Festival da Juventude de Lousada”, que teve como tem como finalidade alargar a oferta cultural e musical do Festival da Juventude de Lousada. Para tal, a ideia passou por oferecer um conjunto de atividades complementares ao programa existente na época, com uma série de iniciativas durante os dias do Festival que promovam novos estilos, novas ideias e valores locais.

O projeto mais votado de 2016 foi relativo à “Renovação do Canil Municipal”, tendo como promotoras Ana Catarina Oliveira, Inês Sousa, Daniela Soares e Joana Garcia.

No ano seguinte foi premiada a “Criação do Centro de Interpretação Ambiental e Patrimonial do Vale do Rio Mezio”, que contempla a recuperação integral de um moinho de água e envolvente convertendo-o num espaço de interpretação ambiental e patrimonial.

“Sala de Ensaios – LSD Bookings “ foi a ideia do grupo vencedor do ano passado que apresentou a ideia deste equipamento face à necessidade de trazer novos projetos musicais e artísticos a Lousada. Assim, a Sala de Ensaios tem como finalidade a preparação, gravação e lançamento de projetos musicais, através da criação de uma associação sem fins lucrativos. A proposta consiste na remodelação de um espaço interior existente e adaptá-lo à atividade musical.

tags: