Home Ambiente Plano de Gestão das Serras do Porto decidido em Assembleia-Geral no Salão Nobre da Câmara Municipal de Paredes
Plano de Gestão das Serras do Porto decidido em Assembleia-Geral no Salão Nobre da Câmara Municipal de Paredes
0

Plano de Gestão das Serras do Porto decidido em Assembleia-Geral no Salão Nobre da Câmara Municipal de Paredes

0
0

A próxima sessão da Assembleia-Geral da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, na qual vai ser deliberada a aprovação do Plano de Gestão e o Plano de Atividades e Orçamento para 2019, realiza-se no dia 28 de novembro, pelas 18h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Paredes.

Após a ordem de trabalhos, José Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara de Valongo e do Conselho Executivo do Parque das Serras do Porto, transmitirá as funções de Presidente do Conselho Executivo ao Presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins.

“Missão cumprida. Hoje, podemos afirmar sem falsa modéstia que o Parque das Serras do Porto é reconhecidamente uma infraestrutura verde metropolitana de superior interesse para a região e para o país”, salienta José Manuel Ribeiro.

“Este Plano de Gestão, que colocamos ao serviço das próximas Presidências, reúne um conjunto de reflexões muito pertinentes e que desaguam em medidas e ações objetivas, em áreas cruciais como a gestão florestal e prevenção de incêndios, património natural, património cultural, turismo e recreio, as quais ajudarão certamente a Associação de Municípios a prosseguir com o seu propósito de gerir de forma sustentável estes seis mil hectares de paisagem protegida regional”, considera o autarca de Valongo.

O processo de elaboração do Plano de Gestão do Parque das Serras do Porto procurou reunir as entidades e os cidadãos e cidadãs interessados em contribuir de forma proativa para o futuro desta paisagem protegida regional, num caso invulgar de fomento da participação pública na construção de um documento estratégico. A elevada participação confirmou a importância de abrir o processo à comunidade, tendo daí derivado um conjunto de informações muito úteis para a redação deste plano. O mesmo é então resultado de inúmeros contributos, tanto da comunidade como dos municípios e consultores envolvidos.

 

tags: