Home Educação Prolongamento de horários no ensino pré-escolar em Lousada
Prolongamento de horários no ensino pré-escolar em Lousada
0

Prolongamento de horários no ensino pré-escolar em Lousada

0
0

O Município tem desenvolvido projetos destinados aos alunos do concelho. O prolongamento de horários para os alunos do pré-escolar é disso um exemplo, envolvendo 22 jardins de infância e mais de 400 alunos.

Neste ano letivo está a ser desenvolvida a Atividade Física, entre as 15h30 e as 17h15. Cada grupo tem 90 minutos de atividades semanais, divididos em dois blocos de 45 minutos, em dias alternados.

Esta atividade tem como objetivo proporcionar experiências e oportunidades desafiantes e diversificadas, em que a criança aprende a conhecer e a usar melhor o seu corpo, criando uma imagem favorável de si mesma, a participar em formas de cooperação e competição saudável, a seguir regras para agir em conjunto, a organizar-se para atingir um fim comum aceitando e ultrapassando as dificuldades e os insucessos.

Ao sábado, há ainda a possibilidade das crianças terem em aulas de natação, onde numa primeira fase o objetivo passa pela adaptação ao meio aquático, e posteriormente a evolução para a iniciação à natação.

Esta é uma das medidas que o Município de Lousada está a desenvolver no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) do Tâmega e Sousa.

A leitura com a Hora do Conto

Os mais pequenos têm ainda uma sessão semanal da Hora do Conto, que consiste na dinamização de atividades de animação de leitura, onde se procura incutir nas crianças, desde cedo, o gosto pelos livros. Pretende-se que seja um momento lúdico, de interação e, sobretudo, viagem imaginária através de histórias simples, mas cheias de magia. Esta atividade é dinamizada pela Biblioteca Municipal.

tags: