Home Ambiente Requalificação da Mata de Vilar começa este mês
Requalificação da Mata de Vilar começa este mês
0

Requalificação da Mata de Vilar começa este mês

0
0

A partir deste mês, a Mata de Vilar vai ser requalificada no sentido de melhorar as condições de visitação e de fruição turística e educativa.

O projeto de intervenção integrada, intitulado “VilarIntegra – Requalificação integrada da Mata de Vilar: da fruição turística à sustentabilidade”, prevê a vedação do perímetro da Mata e a instalação de um sistema de controlo de entradas, garantindo a visitação regrada e a segurança dos visitantes.

Está ainda prevista a construção de um Centro de Interpretação, equipado com um banco de sementes e um viveiro pedagógico, permitindo a interligação do serviço educativo com a investigação científica. A visita à Mata vai ser melhorada com a definição de percursos e áreas de lazer, instalação de sinalética, publicação de um guia de interpretação, e ainda pelo desenvolvimento de uma aplicação de realidade aumentada para telemóvel.

A beneficiação da natureza vai estar patente na reativação de uma antiga linha de água, na instalação de abrigos para a fauna e pela construção de um charco para a vida selvagem na antiga zona de exploração pedreira. VilarIntegra vai reforçar todos os aspetos únicos da Mata de Vilar, que lhe valeram a certificação internacional como Floresta de Alto Valor de Conservação.

A intervenção conta com o cofinanciamento do Turismo de Portugal, através da Linha de Apoio à Sustentabilidade, e está orçamentada em cerca de 350 mil euros, com apoio de 80% dos custos elegíveis.

tags: