Home Lazer Sebastianas em Freamunde anuncia cartaz para 2018
Sebastianas em Freamunde anuncia cartaz para 2018
0

Sebastianas em Freamunde anuncia cartaz para 2018

0
0

 

As Festas este ano tem como tema as “Belas Artes”!

Mariza, Anselmo Ralph e os GNR, são algumas das apostas culturais que a organização apresenta para a edição de 2018 a ter lugar de 5 a 10 de Julho em Freamunde. O Tema da Marcha Alegórica são as Belas Artes e a Noite de Bombos tem como objetivo bater um recorde de participação.

As Sebastianas são as festas da cidade de Freamunde, celebradas em honra de São Sebastião que decorrem sempre no segundo fim-de-semana de julho. Com mais de 120 anos de história, voltam a colocar Freamunde no roteiro do turismo cultural das Festas de Verão.

Entre os dias 5 e 10 de Julho, dança-se, reza-se, bebe-se, come-se e, como não podia deixar de ser, diverte-se muito numa festa com entrada livre e para todos.

Na quinta-feira, 5 de Julho, a Música começa e o cabeça de cartaz são os GNR, a banda portuense com mais de 35 Anos de carreira que continua a brilhar com as multidões que conquistam. Poucos são os artistas que se podem orgulhar de ter um alinhamento que é um hino à música portuguesa.

Segue-se sexta-feira e a grande Noite de Bombos sai à rua na sua XVI edição. Um dos pontos altos da festa que nasceu da ideia de juntar antigas comissões e todos os que querem tocar bombo livremente apenas pelo gosto. Em 2018 o repto é a participação de ainda mais elementos, em especial de mulheres, para se bater o recorde de 2017.

No dia 7 de Julho, sábado, sobe ao palco, a fadista Mariza, uma das mais aplaudidas estrelas do circuito mundial da World Music. Este ano com um novo álbum, o sétimo da sua carreira, e que promete ser um dos maiores concertos.

No domingo, é o dia da verdadeira essência das Sebastianas: o sagrado e profano dão as mãos, e se à tarde decorre a Procissão em honra de S. Sebastião sobre um tapete de 4km desenhado em fitas de madeira (aproveitadas das empresas de mobiliário da região) que são coloridas de várias cores e resultando numa Pintura única. À noite, Anselmo Ralph aquece os ritmos da festa através de novas músicas, novas letras e várias surpresas em primeira mão a todos os seus fãs neste concerto inesquecível da digressão “Um Em Um Milhão”.

Dia 9 Julho, segunda-feira, dia do emblemático fogo-de-artifício, um dos mais aclamados do Porto e Norte de Portugal a que se segue a Marcha Alegórica, este ano tem como o tema as Belas Artes, invade as ruas da festa. Artes Cénicas, Escolas de Samba, gigantones, grupos de bombos e os carros alegóricos e a sua Escultura, totalmente criados na Oficina da Marcha Sebastianas, por grupos de artistas locais e amigos que com o seu esforço, trabalho e dedicação desenvolvem e tornam esta marcha singular.

Terça-feira é o dia da passagem de testemunho com um último e popular concerto dos Diapasão com Marante na voz. Neste dia comissão de organização passa a pasta os seus quarenta sucessores voluntários.

“Ao acabar a edição de 2018, já se começa o planeamento da próxima”!

Consulte o programa completo no website oficial www.sebastianas.com

Sebastianas 2018 – 5 a 10 de Julho – Freamunde

tags: