Home Saúde Secretário de Estado e autarcas do Tâmega e Sousa discutem medidas de combate à pandemia
Secretário de Estado e autarcas do Tâmega e Sousa discutem medidas de combate à pandemia
0

Secretário de Estado e autarcas do Tâmega e Sousa discutem medidas de combate à pandemia

0
0

O Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, responsável pela coordenação da execução da declaração do estado de emergência na região Norte, reuniu-se, esta tarde, dia 16, com os autarcas dos 11 concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa). A reunião, que decorreu por videoconferência, inseriu-se na medida do Governo de assegurar uma melhor coordenação e articulação dos serviços da administração central com as entidades intermunicipais e com as autarquias.

A iniciativa teve por objetivo auscultar os autarcas da região sobre a atual situação de pandemia, no sentido de procurar perceber como é que estes avaliam a situação nos respetivos municípios e quais os problemas sentidos na operacionalização das diretrizes no combate à COVID-19.

Em análise estiveram também as medidas consideradas prioritárias para a região, nesta fase da pandemia, tendo os autarcas reiterado a necessidade de se avançar com a realização de testes de diagnóstico a utentes e colaboradores de lares de idosos dos 11 concelhos do Tâmega e Sousa. 

“Neste momento, já temos o levantamento das necessidades, estamos a ultimar a capacidade de resposta e, nas duas próximas semanas, contamos ter um cronograma universal para a região Norte”, assegurou o Secretário de Estado. 

O Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa, Gonçalo Rocha, solicitou também um reforço da disponibilização, da parte do Governo, de equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde, corporações de bombeiros, proteção civil, forças de segurança e entidades do setor social, dado tratar-se de um custo demasiado oneroso para as autarquias e para a Comunidade Intermunicipal.

Neste âmbito, e sendo o setor do têxtil e do vestuário um dos mais preponderantes na região do Tâmega e Sousa, o Primeiro-Secretário da CIM do Tâmega e Sousa, Telmo Pinto, apelou ao governante para que intercedesse junto do Centro Tecnológico das Indústrias do Têxtil e do Vestuário (CITEVE), no sentido de agilizar os processos de certificação destes equipamentos, de modo a permitir que a indústria reoriente as suas linhas de produção, dando resposta à escassez destes produtos e, simultaneamente, encontrando novas oportunidades de negócio.

O Secretário de Estado comprometeu-se a encontrar soluções conjuntas que permitam dar uma resposta articulada às dificuldades apontadas pelos Presidentes de Câmara, que, por seu turno, manifestaram a sua disponibilidade para continuar a envidar todos os esforços para acudir a esta situação de emergência e a trabalhar na concertação de medidas entre municípios e autoridades de saúde locais e regionais, no sentido de garantir uma resposta colaborativa que permita suprir necessidades e superar a pandemia.

Neste enquadramento, é de salientar a aquisição e cedência de 11 ventiladores ao Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, bem como a compra conjunta de equipamentos de proteção individual, um investimento que ronda os 700 mil euros. É ainda de referir o apoio à instalação de três centros de diagnóstico da COVID-19 – em Lousada, Marco de Canaveses e Penafiel –, para servir a população da região.

CIM do Tâmega e Sousa

16 de abril de 2020