Home Ambiente Segunda edição do Biofest este sábado em simultâneo em vários locais do concelho de Lousada
Segunda edição do Biofest este sábado em simultâneo em vários locais do concelho de Lousada
0

Segunda edição do Biofest este sábado em simultâneo em vários locais do concelho de Lousada

0
0

 

O Município de Lousada, em parceria com a Associação BioLiving, promove a segunda edição do Biofest, um festival que liga a animação ambiental à cultura.

O BioFest tem um um programa variado, com atividade gratuitas para todos para vários públicos e em diferentes locais do concelho. As atividades vão realizar-se no dia 9 de junho, sábado, durante todo o dia e noite.

Entre as 9h30 e as 12h30, a Vila de Lousada vai ser palco do Green Quiz, uma caminhada com desafios de interpretação da natureza para todas as idades. A caminhada arranca do Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, e decorre ao ritmo de cada participante, contando com o acompanhamento de 10 biólogos.

A partir das 15h00 vão ser promovidas diversas oficinas pedagógicas em locais distintos do concelho. “Será lixo? Será luxo?” é o tema da oficina de reaproveitamento de resíduos apresentada no Parque de Casais. No Parque do Ameal o mote dos trabalhos é “Madeira morta, natureza viva!”, e vai ser criado um luxuoso ‘hotel para insetos’, que vai contribuir para a preservação da biodiversidade local. Também o Parque de Sousela vai ser palco de uma oficina intitulada “Um ninho para um bichinho”, onde os participantes vão ter a oportunidade de construir e levar consigo caixas-abrigo para aves e morcegos. No Parque da Torre de Vilar a designação da atividade é “Bombas de Vida”, onde vão ser fabricadas divertidas bolas de sementes.

Os mesmos Parques de Lazer vão ser palco de espetáculos de teatro protagonizados por grupos locais, a partir das 21h30. “A loja dos Suicídios”, pelo grupo Vidas em Cena, em Casais, “Corno à força”, no Ameal, pelo grupo de teatro Linha 5, “Precisa-se de uma personagem”, em Sousela, pela associação Letras 100 Cessar, e “A boda do graxa”, em Vilar, pelo Teatro Experimental Magnetense.

O Festival enquadra assim os parques de lazer do concelho como espaços multidimensionais, combinando fruição da natureza, educação ambiental, programação cultural e ocupação de tempos livres.

tags: