Home Sociedade Sexta-feira e sábado Lousada recebe Projeto NGEurope para o associativismo verde e social
Sexta-feira e sábado Lousada recebe Projeto NGEurope para o associativismo verde e social
0

Sexta-feira e sábado Lousada recebe Projeto NGEurope para o associativismo verde e social

0
0

 Lousada recebe parceiros europeus

O Município de Lousada promove diversas atividades, nos próximos dias 25 e 26, sexta-feira e sábado, no âmbito do projeto europeu NGEurope. Este projeto tem como objetivos a capacitação de líderes associativos e sensibilizar para a importância do trabalho das ONG na Europa, de forma a promover uma economia verde e a coesão social através da participação e mobilização cívica. Assim, primeiro evento deste projeto Erasmus+ é em Lousada e foca-se na liderança associativa.

No seminário “Ação Cívica e Associativa” pretende-se dar a conhecer exemplos de boas práticas ambientais e sociais ao nível do associativismo em Portugal que partilhem não só o trabalho que desenvolvem, mas também um pouco da sua história, motivações, dificuldades sentidas e oportunidades criadas e, claro, o impacte nas comunidades onde atuam. A organização pretende que quem venha assistir a este seminário, saia inspirado e motivado a participar ativamente na sua comunidade e com novas ideias de projetos inovadores para pôr em prática.

Na sexta-feira, dia 25, vão ser realizadas duas visitas de campo para conhecer os bastidores da associação Fruta Feia, no Porto, e da Associação BioLiving, com o trabalho desenvolvido em Lousada, em particular na Mata de Vilar. Os participantes vão ter, assim, oportunidade de conhecer os bastidores e compreender mais de perto a dinâmica de trabalho diário destas duas instituições. Vão ter ainda a possibilidade de falar diretamente com os seus dirigentes sobre questões mais práticas sobre boas práticas de gestão, financiamento, logística, entre outros assuntos.

O dia 26, sábado, vai ser dedicado a conferências com partilha dos exemplos de associações e movimentos cívicos de sucesso que promovem projetos inovadores que desempenham um papel importante na comunidade onde atuam, principalmente a nível das questões ambientais e sociais. Está confirmada a presença de instituições como a EducAfrica, Associação Transumância e Natureza, Associação Escolas da Floresta, Palombar, Associação Cura+ e a Associação BioLiving. Durante este dia vai haver tempo para debate e questões, e vai ser explicado mais em pormenor o projeto NGEurope e feito o registo de possíveis interessados para uma participação mais efetiva no projeto.

O projeto inclui ainda um curso intensivo em liderança associativa e gestão de ONGs, a realizar em vários países da Europa. A primeira edição está agendada para julho, também em Lousada, e todos os detalhes e inscrições vão ser apresentados no segundo dia de atividades.

tags: