Home Lazer TâmegaSousa Vinho Verde Wine Experience propõe uma paragem na sub-região de Paiva
TâmegaSousa Vinho Verde Wine Experience propõe uma paragem na sub-região de Paiva
0

TâmegaSousa Vinho Verde Wine Experience propõe uma paragem na sub-região de Paiva

0
0

Depois dos vinhos verdes intensos e com carácter da sub-região de Basto, que inauguraram um ciclo de jantares vínicos dedicados ao néctar produzido nas cinco sub-regiões dos Vinhos Verdes do Tâmega e Sousa, o mapa vínico do TâmegaSousa Vinho Verde Wine Experience propõe uma paragem na sub-região de Paiva.

O próximo jantar vínico está agendado para a próxima sexta-feira, dia 19, na Quinta do Outeiro, uma propriedade com 300 anos de história e cerca de 14 hectares de vinha, localizada na freguesia de Bairros, em Castelo de Paiva.

À mesa estarão jornalistas, bloggers, wine lovers, críticos de gastronomia e vinhos, entre outros, aos quais serão dadas a conhecer e a provar algumas das castas mais características da sub-região de Paiva, selecionadas pelo enólogo Jorge Sousa Pinto, um dos mais renomados consultores de enologia e viticultura da Região dos Vinhos Verdes. Jorge Sousa Pinto é particularmente focado nesta região demarcada, sendo membro da Junta de Recurso da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, entidade na qual já integrou o Conselho Geral, e tendo sido escanção-mor, durante seis anos, da Confraria dos Vinhos Verdes.

Constituída pelo concelho de Castelo de Paiva e pelas freguesias de Souselo e Travanca, em Cinfães, a sub-região de Paiva goza de condições edafoclimáticas que favorecem ótimos estados de maturação das castas tintas amaral e, sobretudo, vinhão, que redundam na produção de alguns dos mais prestigiantes vinhos tintos de toda a Região dos Vinhos Verdes.

Os vinhos brancos são obtidos a partir das castas arinto, loureiro e trajadura, adaptadas a climas temperados e, por essa razão, comuns a quase toda a Região dos Vinhos Verdes, mas aqui com um aliado, o avesso, casta mais característica das sub-regiões interiores.

Em síntese, uma sub-região com vinhos brancos frescos e intensos e vinhos tintos de excelência, poderosos, complexos e tentadores. A acompanhar estes vinhos, a deliciosa gastronomia regional, com destaque para a posta arouquesa, raça que detém o selo de Denominação de Origem Protegida, reinterpretada neste jantar pelo conceituado chef Álvaro Costa, atual chef executivo do Porto Palácio Congress Hotel & Spa e do Hotel NH Collection Porto Batalha.

Álvaro Costa dirigiu ainda as cozinhas dos Hotéis do Bom Jesus e do Grupo Pestana (Pestana Palácio do Freixo, Porto Santo e Porto e Pousada de Viana do Castelo, de Vila Nova de Cerveira e de Valença), contando também com uma experiência interessante no estrangeiro, com passagem por algumas cozinhas de exceção, como o Grand Hôtel de Cala Rossa (Córsega, França), o restaurante La Grande Cascade (Paris, França) e o Bulgari Hotel (Milão, Itália).

Comissariado por José Silva, conhecido apresentador e autor do programa da RTP “A hora de Baco”, um programa dedicado ao vinho português, e cronista e autor de inúmeros guias de restauração e vinhos e de outras publicações especializadas, o programa enogastronómico TâmegaSousa Vinho Verde Wine Experience tem como objetivo promover, junto de um público especializado, o Vinho Verde do Tâmega e Sousa, um produto de excelência e símbolo distintivo deste território, de vincada tradição vitivinícola.

Inserido na sua totalidade na Região dos Vinhos Verdes e agregando cinco das suas nove sub-regiões – sub-região de Amarante, sub-região de Baião, sub-região de Basto, sub-região do Paiva e sub-região do Sousa –, o Tâmega e Sousa é responsável pela produção de mais de 50% deste néctar único no mundo.

O programa do TâmegaSousa Vinho Verde Wine Experience inclui um conjunto de jantares vínicos, num total de cinco, a realizar em quintas produtoras de Vinho Verde localizadas em cada uma das cinco sub-regiões do Tâmega e Sousa. Depois das sub-regiões de Basto e de Paiva, os próximos jantares terão lugar a 16 de fevereiro, na Fundação Eça de Queiroz – Restaurante de Tormes, em Baião (sub-região de Baião), a 16 de março, na Casa da Calçada – Restaurante Largo do Paço, em Amarante (sub-região de Amarante), e a 20 de abril, na Quinta da Aveleda, em Penafiel (sub-região do Sousa).

O TâmegaSousa Vinho Verde Wine Experience é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, em articulação com os municípios que a integram e em parceria com a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, sendo um projeto cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

CIM do Tâmega e Sousa