Home Saúde Unidade de Nefrologia do CHTS realizou rastreio na Escola Daniel Faria em Paredes
Unidade de Nefrologia do CHTS realizou rastreio na Escola Daniel Faria em Paredes
0

Unidade de Nefrologia do CHTS realizou rastreio na Escola Daniel Faria em Paredes

0
0

A Unidade de Nefrologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), conjuntamente com a Unidade de Nutrição e equipa de enfermagem do Serviço de Medicina, Unidade Funcional 4, promoveu na última sexta-feira, 18 de janeiro, um rastreio metabólico na Escola Daniel Faria, em Baltar, Paredes.

Durante a tarde, foram realizados rastreios cerca de 100 rastreios à tensão arterial, peso e diabetes a alunos, professores e auxiliares da Escola, tendo sido um adulto referenciado para a consulta de Nefrologia e dois adultos e uma criança para a consulta de Nutrição.

Este rastreio insere-se no âmbito do projeto “Nefrologia na Comunidade” que a Unidade de Nefrologia, em conjunto com a Unidade de Nutrição e equipa de enfermagem Medicina – Unidade Funcional 4, tem vindo a desenvolver desde 2015 e que consiste na realização de um rastreio metabólico na população escolar da área de referenciação do CHTS.

O próximo rastreio está já marcado para o dia 22 de fevereiro e será na Escola de Louredo, em Paredes.

Em 2018, foram feitos rastreios a cerca de 500 alunos de três escolas diferentes, em Penafiel, tendo sido identificadas diversas situações que motivaram o encaminhamento imediato para o Centro Hospitalar.

De realçar que, atualmente, a Unidade de Nefrologia é constituída por três Nefrologistas e, nos próximos 2 anos, vai ser possível tratar a população com necessidade de Diálise no CHTS.

O CHTS, constituído pelo Hospital de Penafiel e Hospital de Amarante, é um dos maiores Centros Hospitalares do país em termos de população, servindo uma população de cerca de 520 mil habitantes, de 12 Concelhos, em quatro Distritos.