Home Cultura Vários equipamentos culturais de Penafiel reabrem nos primeiros dias de junho
Vários equipamentos culturais de Penafiel reabrem nos primeiros dias de junho
0

Vários equipamentos culturais de Penafiel reabrem nos primeiros dias de junho

0
0

Biblioteca vai permitir a entrada dos utilizadores a partir do dia 1 de junho

Museu Municipal de Penafiel reabre dia 2. Arquivo Municipal dia 8 e Lojas do Turismo e Centro Interpretativo de Quintandona dia 1

Bibliomóvel volta a circular pelas freguesias do concelho

O Museu Municipal de Penafiel, que esteve encerrado devido à pandemia da Covid-19, volta a abrir portas ao público, no dia 2 de junho, mas com restrições.

Esta reabertura prevê um novo horário provisório de terça a sexta, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00. Aos fins-de-semana e feriados o Museu está aberto das 10h00 às 13h00, e das 14h00 às 18h00.

As novas normas de acesso e de visita ao Museu de Penafiel prevêem o uso obrigatório de máscara durante todo o período de permanência no edifício, e a desinfecção obrigatória das mãos à entrada.

A entrada de grupos só é permitida com um máximo de 10 pessoas em simultâneo e a entrada e permanência na bilheteira e loja limitada a 2 pessoas em simultâneo.

Cada sala de exposição terá uma lotação máxima de 15 pessoas em simultâneo. A manutenção do distanciamento social entre visitantes deve ser respeitada durante todo o percurso.

Todos os pagamentos devem ser preferencialmente efetuados por Multibanco. A última entrada deve ser realizada até 30 minutos antes da hora do fecho.

Já no dia 1 de Junho, a Biblioteca Municipal de Penafiel, que tinha reaberto no dia 6 de maio, mas com restrições, vai permitir a entrada dos utilizadores, nunca superior a 2 de cada vez, nas salas da Biblioteca, devidamente protegidos com luvas e máscaras obrigatórias, para usufruírem de pesquisas diretamente nas estantes.

No mesmo dia começa também o serviço de Bibliomóvel pelas freguesias do concelho.

A partir de dia 8 de junho, a Biblioteca de Penafiel vai permitir a leitura presencial nas salas, que estarão devidamente preparadas.

A Biblioteca de Penafiel mantém o horário atual e contínua encerrada aos sábados.

Já o Arquivo Municipal reabre no dia 8 de Junho também com várias restrições.

Devido às dimensões das salas, o acesso ao arquivo por parte dos utentes deverá ser feito por marcação prévia para o atendimento, utilizando o endereço electrónico: arquivo.penafiel@cm-penafiel.pt, com a antecedência mínima de 24 horas, sujeita à confirmação por parte do arquivo. Após marcação prévia o horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30. A consulta de documentos será exclusiva aos documentos que não estejam disponíveis online.

Os utentes deverão higienizar as mãos à entrada do edifício e colocar máscara de protecção. Só será permitida a permanência de 2 leitores em simultâneo nas salas de leitura.

Os livros que se encontram em livre acesso na sala de leitura, pertencentes ao fundo local, só podem ser manuseados e dispensados pela equipa do arquivo e é obrigatório manter a distância de segurança de 2 metros nas áreas de circulação.

Após consulta, os documentos ficam em quarentena 48 horas.

Na Aldeia Preservada de Quintandona, na freguesia de Lagares e Figueira, o Centro Interpretativo de Quintandona abre já a partir de segunda-feira, dia 1, de segunda a sexta, por marcação prévia com 24 horas de antecedência, através dos telefones 255 712 760 (Museu Municipal) e 917 430 111 (Casaxiné), e aos fins-de-semana e feriados das 14h00 às 18h00.

Os visitantes necessitam de máscara de protecção dentro do edifício e desinfetar as mãos à entrada, com permanência no edifício limitada a 4 pessoas em simultâneo.

A loja Interactiva do Turismo de Penafiel e a das Termas de S. Vicente também abrem no dia 1. A Loja de Turismo da cidade estará aberta ao público de segunda a domingo, incluindo feriados, com horário de verão até 15 de Setembro, de segunda a sexta, das 9h00 às 12-30, e das 14h00 às 17h30. Aos Fins-de-semana e feriados, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

 

Nas Termas de S. Vicente, a loja funcionará de segunda a sexta, das 09h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00. Este serviço estará encerrado aos fins-de-semana e feriados.

 

As condições para aceder a estes espaços são semelhantes aos anteriores, com uso obrigatório de máscara, desinfecção obrigatória das mãos à entrada e entrada e permanência na LIT limitada a 2 pessoas em simultâneo.

tags: