Home Educação XADREZ DEBATIDO EM FELGUEIRAS: “UM PASSO PARA O SUCESSO ESCOLAR”
XADREZ DEBATIDO EM FELGUEIRAS: “UM PASSO PARA O SUCESSO ESCOLAR”
0

XADREZ DEBATIDO EM FELGUEIRAS: “UM PASSO PARA O SUCESSO ESCOLAR”

0
0

I Congresso “Felgueiras Xadrez” – Um passo para o sucesso escolar

20 de abril, na Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras

A Biblioteca Municipal de Felgueiras recebe, no dia 20 de abril, sexta-feira, o primeiro Congresso “Felgueiras Xadrez” – Um passo para o sucesso. Esta é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Felgueiras em parceria com a Federação Portuguesa de Xadrez, a Associação de Xadrez do Porto e o Centro de Formação de Associação de Escolas Sousa Nascente.

 

O congresso tem abertura marcada para as 9h30, seguindo-se “Xadrez Curiosidades”, uma intervenção protagonizada pelo Mestre Internacional António Fróis, às 10h00. Às 11h15, Pedro Menezes, Coordenador Local do Desporto Escolar, debaterá com os presentes o tema “Fomento do Xadrez no âmbito do Desporto Escolar”. A manhã termina com “Xadrez e o seu futuro no percurso escolar”, um tema trazido por Ivo Dias, atleta de referência no Xadrez Nacional.

À tarde, o “Projeto X – 25 anos de Xadrez mo Barreiro” será apresentado pelo Mestre Internacional Sérgio Rocha, seguindo-se “Prática competitiva do Xadrez no contexto do Desporto Escolar Distrital”, com intervenção de Ana Isabel Lopes, responsável pela coordenação do Centro de Formação de Xadrez no âmbito do Desporto Escolar. A última intervenção ficará a cargo de António Bragança, Diretor do Agrupamento de Escolas de Felgueiras, com o tema “Implementação do Xadrez no Agrupamento de Escolas de Felgueiras”. O congresso termina pelas 17h45.

“Felgueiras Xadrez”

 O Projeto “Felgueiras Xadrez”, implementado pelo Município de Felgueiras desde 2017, resulta do reconhecimento da necessidade de implementar uma estratégia municipal especificamente direcionada para a área da Educação, com o claro propósito de potenciar uma melhoria dos resultados escolares dos alunos das escolas do concelho de Felgueiras.

 A opção pelo Xadrez fundamentou-se na extensa bibliografia e estudos académicos comprovadores dos efeitos do Xadrez na melhoria dos resultados escolares dos alunos, contribuindo para o seu sucesso escolar, bem como no contributo deste para a redução dos incidentes críticos em contexto escolar e na promoção dos valores de cidadania entre os seus praticantes.
Os profissionais responsáveis pela implementação do ensino de xadrez nas escolas concelhias foram então preparados, dotando-os das competências necessárias para introduzirem e ensinarem xadrez nas suas aulas. A comunidade escolar é também sensibilizada para esta modalidade desportiva, procurando congregar os esforços de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem na promoção da aprendizagem e prática do xadrez em contexto educativo e escolar.

São parceiros desta iniciativa a Associação de Xadrez do Porto e a Federação Portuguesa de Xadrez.

PROGRAMAÇÃO

I Congresso “Felgueiras Xadrez” – Um passo para o sucesso escolar

20 de abril | Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras

09h00 | Acreditação dos participantes

09h30 | Sessão solene de abertura

10h00 – 11h00 | Xadrez Curiosidades

Mestre Internacional António Fróis

11h00 – 11h15 | Coffee Break

11h15 – 11h45 | Fomento do Xadrez no âmbito do Desporto Escolar

Pedro Menezes – Coodenação Local Desporto Escolar

12h00 – 12h30 | Xadrez e o seu reflexo no percurso escolar

Ivo Dias – Atleta de referência do Xadrez Naciona

12h30 – 14h00 | Pausa para almoço

14h00 – 15h30 | Projeto X – 25 anos de Xadrez no Barreiro

Mestre Internacional Sérgio Rocha

15h45 – 16h30 | Prática competitiva do Xadrez no contexto do Desporto Escolar Distrital

Ana Isabel Lopes – Responsável pela coordenação do Centro de Formação Desportiva de Xadrez no âmbito do Desporto Escolar

16h30 – 16h45 | Coffee Break

16h45 – 17h30 | Implementação do Xadrez no Agrupamento de Escolas de Felgueiras

António Bragança – Diretor do Agrupamento de Escolas de Felgueiras

17h30 – 17h45 | Sessão de Encerramento

tags: