Home Desporto 1.ª Taça Regional do Porto XCO acontece este domingo em Lousada
1.ª Taça Regional do Porto XCO acontece este domingo em Lousada
0

1.ª Taça Regional do Porto XCO acontece este domingo em Lousada

0
0

Nova pista permanente do Complexo Desportivo
Vai decorrer no próximo domingo, dia 2 de fevereiro, a 1.ª Taça Regional do Porto XCO, que marca a abertura da nova pista permanente do Complexo Desportivo de Lousada.

São mais de 300 atletas de 42 equipas portuguesas e espanholas que estão inscritos na 1ª Prova da Taça Regional Cross-country Olímpico (XCO) da Associação de Ciclismo do Porto.

O XCO é uma modalidade de BTT, olímpica desde os Jogos de Atlanta de 1996, que se pratica em pistas de cerca de 4 km de perímetro, com desníveis acentuados e obstáculos diversos.

Esta prova é organizada pela ADC Figueiras, Figueiras BTT Lousada, CarvicTeam e ACPorto e conta com a participação de alguns dos melhores atletas de XCO e Ciclocrosse portugueses como Raquel Queirós, Rita Caetano, Ilda Pereira, Ana Santos, Marta Branco, Bruno Silva, Roberto Ferreira, Márcio Barbosa, Rogério Matos e o Lousadense Pedro Mota.

Para Nuno Costa do Figueiras BTT, um dos principais impulsionadores desta pista, “este será um evento espetacular, dada a qualidade dos atletas presentes e os desafios que a pista coloca, sendo de esperar largas centenas de espectadores”. O também atleta de BTT destacou ainda o empenho do seu clube na captação de outras provas de projeção nacional para Lousada.

Para o Vereador do Desporto, Dr. António Augusto Silva, “esta nova valência vai permitir atrair mais atletas para Lousada e manter a centralidade que o Complexo Desportivo tem no desporto da região norte”.

O Vereador do Desporto adiantou ainda que “a promoção do BTT permite-nos enfatizar o uso da bicicleta na mobilidade e promover desta forma alguns projetos do Município, nomeadamente o “2 Rodas em Ação” que é um programa que ensina os alunos do 1º ciclo a andarem de bicicleta e a adotarem regras de segurança rodoviária”.

Provas começam às 9h30

A primeira prova tem início pelas 9h30, onde vão estar todas as Categorias Femininas, Cadetes Masculinos, Master 40, Master 50 e Promoção. A segunda prova começa pelas 11h00 e é respeitante a Elites, Sub23, Master 30 e Juniores. Segue-se a entrega de prémios às 13h00.

A tarde conta com atividades destinadas aos mais novos, nomeadamente aos Benjamins, Iniciados, Infantis e Juvenis, que têm a prova agendada para as 14h45,estando a entrega de prémios marcada para as 16h30. 

As inscrições para atletas federados devem ser efetuadas através da Federação Portuguesa Ciclismo. As restantes devem ser feitas, até hoje, dia 30 de janeiro, na página de facebook do Figueiras BTT.

A entrada é livre e gratuita para quem pretender assistir ao evento. 

tags: