Início » “Simbologia do Românico de Penafiel” foi apresentado na Biblioteca de Penafiel

“Simbologia do Românico de Penafiel” foi apresentado na Biblioteca de Penafiel

por admin

Penafiel já tem livro sobre a Simbologia do Românico

O auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel recebeu, no dia 16 de novembro, a apresentação do livro “Simbologia do Românico de Penafiel”, da autoria de Xosé Lois Garcia.

A sessão contou com a presença de Susana Oliveira, Vereadora com o pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Penafiel; Rosário Machado, Diretora da Rota do Românico; Adelaide Galhardo, Diretora da Biblioteca Municipal; e, António José Queiroz, tradutor da obra.

Para Susana Oliveira, Vereadora com o pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Penafiel, “Penafiel tem a partir de agora uma obra dedicada à simbologia dos monumentos românicos existentes no concelho. É de salutar este trabalho desenvolvido na valorização e conhecimento da história da simbologia do românico, existente em Penafiel.”

A obra de Xosé Lois Garcia é um contributo para a interpretação dos aspetos simbólicos ligados ao trabalho dos escultores medievais, materializado nos capitéis, modilhões, tímpanos, arcos, colunas e noutros elementos iconográficos dos edifícios românicos no concelho de Penafiel.

Para Xosé Lois Garcia, autor da obra, “Muito obrigado a todas as pessoas que estiverem envolvidas no livro. Em Portugal existem poucos trabalhos na área da simbologia, e espero que possam surgir outras investigações que valorizem a história dos monumentos portugueses.”

A iniciativa contou ainda com um monumento musical de Nyckelharpa, protagonizado por Aires Montenegro.

 

 

Também poderá gostar de

Escrever um comentário