Início » Ministro dos Negócios Estrangeiros abre III Encontro de Investidores da Diáspora

Ministro dos Negócios Estrangeiros abre III Encontro de Investidores da Diáspora

por admin

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa acolhe esta sexta-feira e sábado, dias 14 e 15, o III Encontro de Investidores da Diáspora, um evento organizado por esta entidade e pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, através do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel.

Os trabalhos têm início na sexta-feira, dia 14, às 9h00, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, prolongando-se até ao final da tarde de sábado. Durante os dias são esperados mais de 600 participantes, entre investidores portugueses – regionais e nacionais – e lusodescendentes oriundos de mais de 30 países, dos cinco continentes.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, presidirá à sessão de abertura, sendo acompanhado pelo Presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Armando Mourisco, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa.

Ao longo dos dois dias de trabalho vão passar pelo auditório do III Encontro de Investidores da Diáspora, 13 membros do Governo, entre ministros e Secretários de Estado, e entidades e programas nacionais de apoio ao investimento, à competitividade e à internacionalização, como a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, o IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, a AEP – Associação Empresarial de Portugal, o Turismo de Portugal, o programa COMPETE 2020, entre outros.

O Encontro contará ainda com painéis reservados à intervenção de empresários, com apresentações de projetos e de propostas, de empresas e serviços e de casos e exemplos de investimentos locais e regionais, bem como um painel dedicado ao terceiro setor – economia social. Haverá, ainda, painéis dedicados às redes de contactos, sejam na área da investigação e do ensino superior, da ciência e da tecnologia, seja da rede consular e diplomática.

Paralelamente ao programa do auditório principal, decorrerá uma mostra empresarial, constituída por cerca de meia centena de empresas e entidades, e um espaço de apresentações, que permitirá aos empresários, empreendedores e entidades territoriais darem a conhecer as suas empresas, ideias e projetos.

Pretende-se com este III Encontro facultar aos participantes, num contexto simultaneamente institucional e propício ao networking, informação atualizada sobre mecanismos e programas de incentivo e apoio ao investimento em Portugal e à internacionalização de projetos de âmbito local e regional, proporcionando-lhes, ao mesmo tempo, uma plataforma de diálogo e partilha de experiências e boas práticas com interlocutores e redes de contacto importantes para os seus negócios.

O Encontro deste ano e as temáticas escolhidas para os diferentes painéis incidirão na importância da valorização das regiões e territórios enquanto polo de atração de investimento e/ou de internacionalização respetivamente com origem e/ou destino nas comunidades portuguesas, assim como no desenvolvimento e execução de políticas e medidas para esse efeito, aos níveis nacional, regional e local, e em estreita interação com os empreendedores e inovadores da Diáspora portuguesa em todos os seus formatos, características e geografias.

O III Encontro de Investidores da Diáspora insere-se na Operação “Tâmega e Sousa – Qualify and Brand On”, liderada pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, em parceria com o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, e cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

CIM do Tâmega e Sousa

 

Também poderá gostar de

Escrever um comentário