Início » CIM do Tâmega e Sousa estimula os jovens para o empreendedorismo

CIM do Tâmega e Sousa estimula os jovens para o empreendedorismo

por admin

A par das ações de capacitação e de estímulo ao empreendedorismo que tem vindo a desenvolver junto de empresários e empreendedores, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) tem também agora em curso um programa de sensibilização e apoio ao empreendedorismo jovem – o TâmegaSousa Jovem Empreendedor.

Implementado em articulação com os municípios e escolas do território, o TâmegaSousa Jovem Empreendedor é um programa educativo de apoio ao desenvolvimento de competências empreendedoras, dirigido a alunos do 12.º ano do ensino profissional do Tâmega e Sousa.

O programa decorre até ao final do mês de maio e contará com a participação de mais de 1000 alunos de cerca 30 escolas da região.

Formação em sala de aula e online, mentoria e acompanhamento do trabalho dos alunos são as ferramentas do TâmegaSousa Jovem Empreendedor para fomentar uma atitude empreendedora entre os jovens, através do desenvolvimento de competências pessoais e profissionais fundamentais para a criação de ideias e negócios de sucesso.

Além da criatividade e da inovação, o espírito de equipa é também uma peça fundamental do programa, já que os alunos terão de trabalhar em grupo e apresentar uma ideia de negócio conjunta.

As melhores ideias serão selecionadas para um concurso municipal, a decorrer em cada município, ficando os vencedores apurados para o concurso de ideias intermunicipal que irá ter lugar em maio.

O TâmegaSousa Jovem Empreendedor surge no alinhamento de um conjunto de ações de capacitação e de estímulo do empreendedorismo que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito da Rede de Apoio à Atividade Económica do Tâmega e Sousa, sendo promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e pela Qualidade de Basto – Empresa para o Desenvolvimento do Tecido Económico Local, em parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Esta iniciativa é cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

CIM do Tâmega e Sousa

25 de fevereiro de 2019

Também poderá gostar de

Escrever um comentário