Início » Rastreios do Cancro da Mama em Lousada até terça-feira, dia 19 de março

Rastreios do Cancro da Mama em Lousada até terça-feira, dia 19 de março

por admin

Agrupamento de Centros de Saúde de Vale do Sousa Norte – Lousada está a promover o Programa de Rastreio de Cancro da Mama até dia 19 de março, terça-feira.

Seguindo as recomendações e orientações de política de saúde, no que respeita aos rastreios oncológicos, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) está a implementar o Programa de Rastreio do Cancro da Mama (RCM) em toda a região.

Este Programa tem como população – alvo todas as mulheres assintomáticas, com idades compreendidas entre os 50 e os 69 anos de idade, inscritas nas unidades de cuidados de saúde primários da área de influência da ARSN a quem é proposta a realização da mamografia de dois em dois anos, mediante o envio de cartas convite personalizadas.

Os objetivos operacionais são rastrear pelo menos 70% da população, de dois em dois anos, e garantir o tratamento atempado a todas aquelas às quais sejam detetadas lesões.

No concelho de Lousada o RCM decorre até ao próximo dia 19 de março e as mamografias são realizadas na unidade móvel de rastreio estacionada junto ao Centro de Saúde de Lousada.

São inegáveis as vantagens deste tipo de programas organizados e de base populacional, aumentando as possibilidades de tratamentos menos agressivos, permitindo, assim, diminuir a incidência e a mortalidade, aumentar a sobrevivência e proporcionar uma melhor qualidade de vida.

 

Também poderá gostar de

Escrever um comentário