Início » FELGUEIRAS NA ROTA DO EMPREENDEDORISMO JOVEM

FELGUEIRAS NA ROTA DO EMPREENDEDORISMO JOVEM

por admin

A Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras acolheu o concurso de ideias, uma iniciativa inserida no Programa de Sensibilização e Apoio ao Empreendedorismo Jovem.

A atividade proporcionou a dezenas de alunos a oportunidade de apresentar produtos e serviços originais e de valor.

O Programa de Sensibilização e Apoio ao Empreendedorismo Jovem, direcionado aos alunos do 12.º ano do ensino profissional, da área de abrangência do Tâmega e Sousa, consiste num projeto de empreendedorismo diferenciador. Com este programa, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa cria uma oportunidade de orientação a futuros empreendedores na criação e desenvolvimento de ideias e negócios de sucesso através de formação especializada de ordem técnica e comportamental essencial à criação e gestão de um negócio. Participaram neste programa mais de 70 alunos das Escola Básica e Secundária de Idães, Escola Profissional de Felgueiras, Escola Secundária de Felgueiras e Escola Secundária da Lixa.

Uma das fases do programa consistiu no Concurso de Ideias Municipal de Felgueiras, realizado no dia 23 de maio de 2019. Ficámos a conhecer os vencedores desta etapa do programa, numa parceria entre a CIM do Tâmega e Sousa, a Câmara Municipal de Felgueiras e as Escolas / Agrupamentos de Escolas do Município com 12 º ano profissional. Foram apresentadas e defendidas 25 ideias, envolvendo 36 alunos.

A vereadora da Educação, Ana Medeiros, realçou que “o sucesso da iniciativa deve-se, em primeiro lugar, à determinação dos participantes, que agarram o desafio. Em segundo lugar, aos professores que incentivaram e apoiaram os alunos na consolidação das ideias”.

O júri do concurso foi: Carla Pereira da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Fernando Macedo da Macedos Pirotecnia, Fernando Paiva da Quinta da Palmirinha, Sandra Lobão da Câmara Municipal de Felgueiras e Susana Teixeira da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa. Joaquim Oliveira, Diretor-Adjunto do Centro de Emprego do Tâmega e Sousa, integrou a mesa de abertura da iniciativa, realçando a disponibilidade do Serviço de Emprego de Felgueiras para apoiar os jovens e os seus projetos.

Durante o evento, 4 jovens do 11.º ano do curso profissional de Restaurante e Bar, da EB e Secundária de Idães, apoiaram o serviço de coffee break.

O desafio foi aceite de forma entusiasta pela comunidade educativa de Felgueiras, ficando ao encargo dos jovens, através dos seus projetos, a vitalidade do empreendedorismo no concelho.

Parabéns aos projetos vencedores: Caixa 3D de Apoio a Invisuais e Três em um, da Escola Profissional de Felgueiras e Gerador de Energia Eólica, da Escola Secundária de Lixa.

O próximo desafio aos vencedores está marcado para 14 de junho de 2019, em Castelo de Paiva, no Concurso Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

Felgueiras estará bem representado!

Também poderá gostar de

Escrever um comentário