Início » Nova edição do Sagaz juntou Mentores e Aprendizes na Escola Secundária de Lousada

Nova edição do Sagaz juntou Mentores e Aprendizes na Escola Secundária de Lousada

por admin

O Município de Lousada deu início a uma nova edição do programa Sagaz, um projeto inovador, que conta com a colaboração da empresa Alento.   

A tarde de quarta-feira, dia 19, foi passada na Escola Secundária de Lousada com alunos que frequentam o 11.º ano e que mostraram interesse em participar nesta iniciativa.

A XVIII edição dá continuidade ao mote “Chamamos os mestres e os aprendizes para que o legado seja perpetuado” e foi apresentada no dia 19 de fevereiro, na Escola Secundária de Lousada. 

Na sessão de abertura o Vereador da Educação e Formação, Dr. António Augusto Silva, salientou que “em   2013 a autarquia implementou este programa pioneiro, que permite aos jovens tomarem decisões que, muitas vezes, não são fáceis”.  

O Vereador da Juventude e Emprego, Dr. Nélson Oliveira, destacou “que o projeto demonstra preocupação pelo futuro e é frequente pensar num determinado rumo para a vida académica e profissional, mas isso não ser viável. Desta forma, juntamos profissionais com os jovens que pretendem escolher um curso e uma profissão que lhes tragam sucesso 

A base deste programa passa por permitir que vários jovens, que frequentam o 12.º ano, tenham a possibilidade de ter um mentor, cuja função passa por acompanhar o percurso académico até à entrada no mercado de trabalho. Desta forma, o Mestre assume o papel de conselheiro do seu Aprendiz, orientando-o no seu percurso formativo, lúdico, cultural, académico, social e profissional, tendo em consideração as necessidades do mercado e a aproximação dos jovens às empresas.

O Sagaz atua na área do Mentoring e da Gestão de Carreira e pretende-se que os jovens, no fim do seu curso, estejam mais preparados para desempenhar as funções para as quais estudaram, contando com a ajuda dos Mentores no processo de decisão sobre, por exemplo, o curso que deve frequentar, em que universidade, qual a formação complementar em que deve apostar, entre outros.

Os alunos tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra de Gestão de Carreira, seguida de palestras alguns minutos executadas pelos Mentores em salas diferentes, onde cada um dos jovens se apresentou individualmente com o intuito de cativar a atenção de um dos mentores com o objetivo final de garantir o seu acompanhamento.

Para além das 15 vagas que foram preenchidas os restantes jovens que se inscreveram recebem o “Kit-Emprega-Te” – Um produto de Gestão de Carreira, sendo convidados a participar nos eventos Sagaz.

Este ano o programa traz uma novidade que passa por acolher no projeto os alunos que queiram muito participar e não foram selecionados. Em março, quem demostrar vontade em fazer parte do grupo de Aprendizes vai ter essa possibilidade.

Atualmente são mais de 600 pessoas que compõem a comunidade Sagaz. 

Também poderá gostar de

Escrever um comentário