Início Desporto Campanha 2 Rodas Solidárias até dia 30 de dezembro em Lousada

Campanha 2 Rodas Solidárias até dia 30 de dezembro em Lousada

por admin

O Município de Lousada em parceria com a Oficina do Empenado e as associações desportivas Lousada BTT e ADC Figueiras vão fazer uma recolha de bicicletas usadas para entregar a crianças e jovens carenciados residentes no concelho, cujo mote é “Recicle a bicicleta que já não usa e faça uma criança feliz”. 

No ano letivo de 2018-2019, através dos professores das AEC, foi efetuado um levantamento do número de crianças do 1º ciclo que não sabiam andar de bicicleta. A realidade era pouco satisfatória, já que a grande maioria ainda não tinha adquirido esta competência que é mais fácil de alcançar na infância de que em idades mais tardias. O Município desenhou um programa com duas atividades, uma nas escolas no âmbito das AEC (Escola a Pedalar) e outra que se realiza aos sábados no Complexo Desportivo de Lousada (Duas Rodas em Ação). 

Para o Vereador da Educação e Desporto, Dr. António Augusto Silva, “em ambas houve a preocupação de, para além da aprendizagem do pedalar, as crianças adquirissem também conhecimentos básicos de mecânica e de segurança rodoviária. O encerramento das escolas no ano letivo passado não permitiu que este programa desse os frutos esperados. Contudo, este ano, cumprindo rigorosamente os cuidados emanados pela Direção-Geral da Saúde, a atividade está a chegar a centenas de crianças e muitas delas já aprenderam a andar de bicicleta”. 

No entanto, muitas famílias não têm condições para comparem uma bicicleta e muitas crianças não têm possibilidade de praticar e fruir essa sua nova competência. Neste contexto o Município de Lousada, em parceria com a Oficina do Empenado, assegura pequenas reparações, e as associações desportivas Lousada BTT e ADC Figueiras vão fazer uma recolha de bicicletas usadas para entregar a crianças e jovens carenciados residentes no concelho. 

Quem pretender participar nesta campanha pode entregar a sua bicicleta até dia 30 de dezembro no Complexo Desportivo – Estádio Municipal, nas sedes das associações parceiras ou na loja da Oficina do Empenado. 

Para mais informações contacte o Gabinete de Desporto do Município de Lousada (desporto@cm-lousada.pt). 

Também poderá gostar de

Escrever um comentário