Início Desporto Lousada foi distinguido pelo terceiro ano consecutivo como Município Amigo do Desporto

Lousada foi distinguido pelo terceiro ano consecutivo como Município Amigo do Desporto

por admin

Lousada recebeu prémio de Município Amigo do Desporto 

O Município de Lousada foi distinguido, pelo terceiro ano consecutivo, como Município Amigo do Desporto, tendo sido o primeiro classificado na categoria de Intervenção Covid-19, entre dezenas de concorrentes. 

O Vereador do Desporto, Dr. António Augusto Silva, recebeu o prémio no passado dia 30, na Póvoa de Varzim, enfatizando que “o Município renovou o título de Município Amigo do Desporto e, depois de em anos anteriores, termos sido distinguidos no âmbito do Desporto Adaptado e do Programa Desportivo do Ano, em 2019 o destaque deveu-se à intervenção no âmbito da Covid-19 no domínio desportivo. Uma distinção que muito se deve à resiliência das Associações Desportivas do concelho e à capacidade de trabalho e disponibilidade de todos que colaboraram com a autarquia”. 

Assim, esta distinção teve como objetivo distinguir as medidas adotadas no período da pandemia Covid-19, mais concretamente entre os meses de março e novembro de 2020. Entender como os municípios/empresas municipais adaptaram as suas atividades e ações durante aqueles 

meses, por exemplo, através das redes sociais, com realização de atividades e programas adaptados, estabelecendo contacto de variadas formas. 

As atividades desenvolvidas em tempo de pandemia estiveram em destaque, como a Atividade Física e Desportiva em casa, onde foram disponibilizadas centenas de vídeos de atividade física. Também os Mega Encontros Desportivos, adaptados à nova realidade e convivência, bem como o Ensino do Xadrez, através da app “LICHESS”, de modo a que a partir de casa os mais novos tivessem a oportunidade de jogar uns com os outros, sempre supervisionados pelos professores da disciplina. 

Também o Programa Municipal de Caminhadas foi adaptado, tendo sido repartido por pequenos grupos familiares e o período alargado a vários dias para fazer o percurso. 

O Free Running continuou a decorrer, ainda que em moldes diferentes, mas sempre incentivando à corrida de modo isolado, de acordo com as permissões da Direção Geral da Saúde (DGS) em cada momento. Os Free Running Especiais passaram a ser transmitidos online. 

A atleta do Sporting Clube de Portugal Sara Catarina Ribeiro deu continuidade à atividade dinamizada em parceria com o Município, com alterações, nomeadamente no limite do número de atletas por treino, a que se juntou o conceito online “As Dicas de Treino da Sara Catarina Ribeiro”. 

Lousada Verão Fitness teve lugar durante os fins de semana de julho, no Parque Urbano de Lousada. As atividades foram desenvolvidas respeitando o distanciamento e as regras emanadas da DGS, contou com a colaboração de agentes privados (ginásios) existentes no concelho e a Empresa Municipal Lousada Séc. XXI. 

No que respeita à atividade física adaptada para os seniores, houve também alterações, tendo em vista a que todos se mantivessem ativos. Com periodicidade quinzenal, todos são visitados por um professor de educação física. Embora a Liga Boccia fosse suspensa, houve a publicação e divulgação de como, em casa e com materiais acessíveis, os seniores podem fazer bolas adaptadas para a prática deste desporto em contexto familiar. 

Foram também mantidos diversos apoios às associações desportivas para além dos já existentes, como a oferta de equipamentos de proteção individual e gel desinfetante. Sensível a esta situação pandémica, que atinge mais as associações que têm instalações próprias, o Município vai disponibilizar um apoio suplementar que consiste em devolver o equivalente ao valor liquidado no consumo de Água e Resíduos Sólidos Urbanos, representando um valor total que de ultrapassa os sete mil euros. 

Relativamente às formações acreditadas, estas decorreram de forma online, bem como a Gala do Desporto, que este ano decorreu de forma virtual, à semelhança de outros eventos transmitidos em direto, como por exemplo, a 3ª edição do Lousada Indoor Open – torneios profissionais de ténis, Campeonato Nacional de Motocross, Rallycross – Kartcross e Super Buggy. 

Também poderá gostar de

Escrever um comentário