Início Educação Foi anunciado vencedor do OPJ em dia de aniversário do AJE

Foi anunciado vencedor do OPJ em dia de aniversário do AJE

por admin

 

O vencedor do OPJ 2021 foi o projeto “Plano Municipal de Esterilização para Animais de Companhia e Abandonados”, promovido pela jovem Lousadense Iolanda Pinheiro. 

O “Plano Municipal de Esterilização para animais de companhia e abandonados” surge pelo crescente aumento dos animais abandonados, aumentando também as doenças entre eles, que podem ser transmissíveis para os humanos, e a formação de grupos de animais que colocam em risco a segurança pública e o bem-estar da população. 

De acordo com a promotora do projeto vencedor propõe-se um plano de esterilização nacional, que neste caso concreto se aplica a Lousada, com três princípios. O primeiro pressuposto é educar e sensibilizar a população para os benefícios da esterilização dos seus animais de estimação. O segundo passo está relacionado com o registo e levantamento do número de animais e as suas necessidades, com a sensibilização para a importância do não abandono e apresentar soluções para cuidado dos animais na ápoca de verão ou férias, considerado um período crítico de abandono. 

Assim, o último princípio do projeto vencedor passa pela vacinação e esterilização geral, com o resgate, esterilização e vacinação dos animais abandonados, de modo a evitar a sua reprodução e prevenir perigos para população. Este trabalho pode ser desenvolvido em colaboração com associações. 

A sétima edição do OPJ contou com 16 propostas a votação que decorreu entre os dias 30 de novembro e 31 de dezembro através do site do Município e presencialmente. 

A divulgação do vencedor do OPJ realizou-se no dia de aniversário do Espaço AJE (Artes, Juventude e Europa), que assinalou 16 anos. 

Envolvimento da Juventude no Orçamento Municipal 

O OPJ pretende reunir opiniões e contributos importantes junto da juventude Lousadense, de forma a inscreveras suas ideias e projetos no Orçamento Municipal e nas Grandes Opções do Plano. Esta medida apela à participação cívica dos jovens, promovendo um elevado sentido de cidadania e comunidade, onde seja aprofundado o diálogo e concertação de propostas juntamente com o executivo municipal, na definição de prioridades de investimento autárquico. 

Para que as candidaturas sejam aprovadas existe um conjunto de pressupostos que devem ser cumpridos, nomeadamente serem apresentadas por indivíduos com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos e o valor máximo do projeto não ultrapassar os 30 mil euros, valor inscrito no Orçamento Municipal de 2021. 

“Tu escolhes o futuro de Lousada” é o mote deste projeto que pretende que sejam apresentadas ideias viáveis para serem concretizadas. 

A primeira edição do OPJ foi ganha pelo projeto “Vila – Festival da Juventude de Lousada”, em 2015, a que se seguiu a “Renovação do canil Municipal”. Em 2017 o projeto vencedor foi “Centro de Interpretação Ambiental e Patrimonial do Vale do Rio Mesio”, em 2018 “LSD Booking – Sala de Ensaios” e em 2019 “LouzaD´Art Urbana”. O projeto vencedor do OPJ de 2020 foi “T0 na Escola – a autonomia ao acesso de todos”. 

Também poderá gostar de

Escrever um comentário