Início Ambiente Mata de Vilar reabre no 1.º trimestre deste ano

Mata de Vilar reabre no 1.º trimestre deste ano

por admin

Os trabalhos na Mata de Vilar decorrem a bom ritmo, estando prevista a reabertura do espaço ainda no primeiro trimestre deste ano.

As obras de valorização e de requalificação da Mata de Vilar, no âmbito do projeto Vilar Integra, cofinanciado pelo Turismo de Portugal em cerca de 217 mil euros, incluem o restabelecimento da antiga linha de água que atravessava o Vale das Faias, a transformação da antiga pedreira num charco para a vida selvagem e a construção de estruturas de visitação, designadamente um Centro de Interpretação, um Banco de Sementes e um viveiro pedagógico. 

A componente material, que se encontra na fase final, prevê ainda a definição de trilhos pedestres, a colocação de informação inclusiva e de sinalética no terreno e em formato digital, através de um aplicativo móvel, bem como a publicação de um Guia de Fauna e Flora, mapas e folhetos interpretativos. 

No que respeita à componente imaterial inclui a oferta de um serviço educativo e de um programa de animação destinado aos mais diversos tipos de público. 

Enquanto a Mata não reabre oficialmente ao público, o que se prevê para breve, tem servido de laboratório vivo para ações educativas restritas a pequenos grupos, no âmbito dos projetos internacionais Erasmus+ CAREFOREST e EEA Grants Future Planning. 

Também poderá gostar de

Escrever um comentário