Início Sociedade Águas de Paços de Ferreira assinala Dia Internacional da Mulher

Águas de Paços de Ferreira assinala Dia Internacional da Mulher

por admin

ILUSTRAÇÃO DE HOMENAGEM ÀS MULHERES DE PAÇOS DE FERREIRA

Apoio à cultural local, convidando jovem ilustradora da terra

Hoje é um dia de luta pela igualdade, pela equidade social e profissional. Conscientes e solidários com esta luta, todos os anos a Águas de Paços de Ferreira (AdPF) assinala este Dia Internacional da Mulher com uma ação destinada ao público interno.  Este ano, e uma vez que o mundo atravessa uma situação nunca antes vivida, a concessionária optou por uma ação diferenciadora de apoio à cultura local.

Nesse sentido, a AdPF convidou uma jovem ilustradora de Paços de Ferreira, Maria do Carmo Matos, lançando-lhe o seguinte desafio: Criar uma ilustração que retrate o papel da Mulher na comunidade de Paços de Ferreira, do ponto de vista histórico e/ou atual.  Que represente os valores / imagens da terra e, simultaneamente, da Mulher e desta luta pela igualdade

A ilustradora fez o trabalho agora apresentado, com a seguinte descrição/explicação:

A ilustração foi em grande parte baseada na Silvia Cardoso, onde representa uma figura feminina poderosa na história, principalmente na zona de Paços de Ferreira. Nos dias de hoje, continua a ser uma grande influência para as mulheres residentes e não residentes. A citânia de Sanfins é também um dos nossos monumentos mais bonitos e conhecidos por todo o país, onde mulheres também lá habitaram e fizeram parte da história. Por último, e não o menos importante, as senhoras com as bacias de roupa na cabeça, representam as mulheres trabalhadoras e mães trabalhadoras, que atualmente, há quem ainda utilize as fontes locais e os lavadouros para lavar as suas roupas.

A AdPF ofereceu um exemplar desta ilustração a cada colaboradora como símbolo da luta deste dia, enquadrando com a história, o património e os valores do concelho de Paços de Ferreira.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário