Início Desporto Novos projetos desportivos direcionados para os jovens em Lousada

Novos projetos desportivos direcionados para os jovens em Lousada

por admin

O Município de Lousada integra uma rede de parceiros europeus destinada à realização de atividades e ação de promoção de estilos de vida ativos, formação especializada e integração. 

No caso concreto são quatro projetos cofinanciados pelo Programa Erasmus + da União Europeia. 

O projeto “Kids in Action” (KIA) é uma parceria entre Portugal, Espanha e Turquia e tem o objetivo criar uma forma fácil e prática de tornar as crianças e os seus pais mais conscientes da importância da atividade física, com o foco especial em aumentar o desenvolvimento de competências em idades precoces. 

Este projeto tem a duração de 24 meses, iniciou-se este ano. É coordenado pelo Município de Lousada e inspira-se nos Megaencontros Desportivos que, desta forma, vão ser disseminados por todos os parceiros, tal como já tinha acontecido com o Programa Municipal de Caminhadas através do projeto European Walking Tour. 

Cada parceiro tem de desenvolver um evento desportivo mensal, durante 10 meses, direcionado para as crianças que frequentam o pré-escolar e o 1.º ciclo. 

No que respeita ao projeto SupSport para crianças do pré-escolar, este tem a duração de 18 meses, o projeto Supporting Pre-schoolers’ Psychomotor Skills for Encouraging Them to do Sport 

(SupSport). Este projeto visa encorajar as famílias das crianças entre os três e os seis anos de idade a praticar desporto juntamente com os seus filhos. É nesta faixa etária que a criança desenvolve significativamente as suas capacidades psicomotoras que, atualmente, são afetadas pelos dispositivos tecnológicos que usam diminuindo os níveis de atividade física. 

O coordenador do projeto é o Município de Pendik Belediyesi (Turquia) e os parceiros são o Município de Lousada, Asociatia Clubul Sportiv Experientamultisport (Roménia), Associacion Espanola de Fisioterapeutas (Espanha) e Gazi Universitesi (Turquia). 

Desporto como fator de inclusão com o projeto “Sport and Social Inclusion Future for Children – Future ++” que pretende promover, desenvolver e partilhar um programa europeu de educação para treinadores. 

Este projeto procura ajudar a motivar os treinadores para que tornem o desporto não só envolvente, capacitativo e agradável, mas também um instrumento de valor acrescentado para a inclusão social. Este projeto tem a duração de 24 meses e estão envolvidos oito parceiros europeus que têm como finalidade criar um programa de formação que depois vai ser aplicado por todos os parceiros nos seus territórios. 

O coordenador do projeto é a Gedi Gestió I Disseny SCCL (Espanha) e os parceiros são o Município de Lousada, Fundació Privada Futbol Club Barcelona (Espanha), Creative Thinking Development (Grécia), Institut Nacional D’Educació Física de Catalunya (Espanha), Centro Internazionale per la Promozione Dell’Educazione e lo Sviluppo Associazione (Itália), Nefinia LTD (Reino Unido) e a Technische Universität München (Alemanha). 

O projeto Do Nature Sports, Protect Nature, Save Your Future (SpoNaFu), na área da sensibilização ambiental pelo desporto, em como objetivo sensibilizar os alunos de diferentes ciclos para a importância da criação de um ambiente sustentável, da reciclagem e do respeito pela natureza, utilizando os desportos de natureza como veículo. 

Das atividades do projeto destacam-se ações de sensibilização sobre reciclagem e atividades de eliminação de resíduos através da promoção dos desportos de natureza. Os estudantes das equipas vencedoras têm a oportunidade de participar no Festival Internacional da Natureza e do Ambiente, a realizar na Turquia. 

O coordenador do projeto é a SPELL da Turquia e os parceiros são de Itália, Espanha, Portugal e Eslovénia. 

Também poderá gostar de

Escrever um comentário