Início » Paredes acolhe dia 8 de agosto a prova de ciclismo “Primeira Clássica Ribeiro da Silva”

Paredes acolhe dia 8 de agosto a prova de ciclismo “Primeira Clássica Ribeiro da Silva”

por admin

O Município de Paredes e a Federação Portuguesa de Ciclismo apresentaram hoje à imprensa, dia 29 de julho, a primeira edição da “Clássica Ribeiro da Silva”, prova de ciclismo de Sub 23 que vai ter partida na cidade de Paredes e chegada em Lordelo,  junto à estátua do Ribeiro da Silva, um dos melhores corredores portugueses de sempre, desaparecido precocemente, com passagem por todo  Concelho.

A realização da Clássica Ribeiro da Silva 2021, contará também com a Associação de Ciclismo do Porto. O evento desportivo destina-se às categorias de formação esperanças de Portugal, prova para as categorias de esperanças – juniores e sub-23 das equipas de clube -, que vai disputar-se no dia 8 de agosto, no concelho de Paredes, tendo como fator de inspiração a homenagem à maior esperança de todos os tempos do ciclismo português, Ribeiro da Silva, ciclista natural de Lordelo, falecido precocemente aos 23 anos, devido a um acidente de viação, em 1958.

Paredes, terra de ciclistas e de amantes do ciclismo, com esta prova, prestada assim homenagem ao Ribeiro da Siva, um nome grande nome do ciclismo nacional.

Foi ainda celebrado um protocolo de colaboração entre as duas instituições pelos presidentes da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, e da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), Delmino Pereira, na presença dos Vereadores Paulo Silva e Elias Barros e do Vice-Presidente da FPC, Luís Ribeiro.

Do perfil de José Manuel Ribeiro da Silva destaca-se que “era o grande rival desportivo de Alves Barbosa na década de 1950, tendo conquistado duas edições da Volta a Portugal. Brilhou também nas grandes provas internacionais. Apesar do falecimento tão precoce, já tinha alcançado um quarto lugar final na Volta a Espanha, em 1957, ano em que brilhou nas montanhas da Volta a França, corrida que concluiu na 25.ª posição”, refere a FPC.

Video realizado em 2008 pelos 50 anos da morte do promissor ciclista Ribeiro da Silva natural de Lordelo Paredes

Também poderá gostar de

Escrever um comentário