Início » “Aldear” leva próximo encontro comunitário a Felgueiras no dia 7 de agosto

“Aldear” leva próximo encontro comunitário a Felgueiras no dia 7 de agosto

por admin

7 de agosto, 16h00

A próxima paragem do projeto intermunicipal Aldear terá lugar na aldeia de Jugueiros, em Felgueiras. Congregar, povoar, estabelecer, reunir e usufruir são alguns dos sinónimos usados durante as últimas semanas para dar forma ao Aldear. O próximo encontro comunitário reúne, como vem sendo habitual, a apresentação pública de três processos artísticos para todas as idades, desenvolvidos em cocriação por três equipas artísticas com a comunidade local. 

É em Jugueiros, em Felgueiras, às 16h00, que começa mais um encontro comunitário do projeto intermunicipal de inclusão pela arte, o Aldear. O encontro abre com a equipa artística Burilar, no percurso artístico Desenhos no chão quente, dedicado à comunidade local, que vê no seu percurso uma “reta habitada por curvas e contracurvas”, onde “cabem sonhos, memórias e desejos; cabem desenhos no chão quente, estendais de paisagens e pedaços do outro. Daqui até ali, o caminhar faz-se no tempo do deixar-se ir”.

Segue-se a mesa – centro cívico, pela Limite Zero, com o projeto Faz de conta que conto um conto, que nos conta a história da segunda maior freguesia de Felgueiras, Jugueiros, através das lendas, dos contos, das tradições e das memórias.

A tarde termina na companhia do Coletivo Espaço Invisível, na criação comunitária, com o espetáculo Trança entrança, cujo “ponto de partida para este processo foi o resgatar aos moinhos a vontade de contar histórias. Partimos da história de cada um e, entrelaçando umas histórias nas outras, criámos uma linha feita de palavra, movimento, som ou silêncio”.

Em Felgueiras, estão envolvidos no projeto intermunicipal a Associação da Casa do Povo de Jugueiros, a Feitoria das Levadas – Rota das Tradições, o Grupo de Capoeira da Casa do Povo de Jugueiros, o Projeto “Ganhar Asas” da Associação da Casa do Povo de Jugueiros e o Rancho Folclórico Infantil da Casa do Povo de Jugueiros.

O Aldear é um projeto promovido pela CIM do Tâmega e Sousa, em parceria com os municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende, no âmbito da operação Cultura para Todos – Tâmega e Sousa, sendo cofinanciado pelo NORTE 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE – Fundo Social Europeu.

Programa do Aldear de Felgueiras

7 de agosto de 2021 | Felgueiras, Jugueiros 

  • 16h30 | Percurso Artístico 

Rua do Fragoso

Desenhos no chão quente, Burilar com a comunidade local

  • 17h30 | Mesa – Centro Cívico

Largo da Capela do Assento

Faz de conta que conto um conto, Limite Zero com a comunidade local

  • 19h00 | Criação Comunitária 

Largo do Assento

Trança entrança, Coletivo Espaço Invisível com a comunidade local

www.cimtamegaesousa.pt

Também poderá gostar de

Escrever um comentário