Início » Nos dias 7 e 8 de Agosto… em Paredes, Mais uma corrida, mais uma “[Torna]-Viagem” em autocarro panorâmico

Nos dias 7 e 8 de Agosto… em Paredes, Mais uma corrida, mais uma “[Torna]-Viagem” em autocarro panorâmico

por admin

Espectáculo-percurso propõe itinerário pelas casas dos ‘brasileiros regressados’

A proposta é aliciante: uma visita guiada, que afinal é bem mais do que isso. Em boa verdade, o espectáculo-percurso “Torna-Viagem” é um circuito, feito num autocarro panorâmico, uma peça teatral em que a música é também protagonista. O périplo dará a conhecer alguns dos exemplares patrimoniais mandados construir pelos denominados torna-viagem, os endinheirados portugueses – neste caso em particular os paredenses – regressados do Brasil, que para demonstrarem a sua riqueza construíram palacetes e mansões. Tudo isto acontece nos próximos dias 7 e 8 de agosto, sábado e domingo. 

Na dramaturgia, assinada pela actriz e encenadora Filomena Gigante, que para o efeito contou com a colaboração do actor Emílio Gomes, o fio condutor da trama inicia-se apropriadamente no Palacete da Granja, antiga propriedade dos Viscondes de Paredes, actual Casa da Cultura.

A narrativa cénico-dramatúrgica gravita em torno de casal tipificado como torna-viagem (e, por conseguinte, bem-sucedido financeiramente) “Antão de Silva Pinto” e “Maria da Conceição Lopes da Silva Pinto” que vêm do Porto para tentar reencontrar, numa visita a Paredes, os seus amigos “brasileiros” torna-viagem. Fazem-se acompanhar de um brasileiro de gema: Tonico, um moço alto no porte e possuidor de assinalável talento musical. As aventuras e desventuras nas deambulações do percurso encetado pelo trio são um mistério por desvendar, um segredo que se vai revelando ao longo de uma jornada que se centrará em territórios de Cête e Baltar, aproveitando para dar a conhecer mais um pouco os exemplares edificados no seio desta tipologia arquitectónica, as ‘casas brasileiras’ dos torna-viagem

A peça tem direcção artística de Ângela Marques e Fernando Moreira, da Astro Fingido. O texto e a direcção cénica são da autoria de Filomena Gigante, com a colaboração de Emílio Gomes. O elenco é composto por Emílio Gomes, Filomena Gigante e Bruno Boaro, a direcção técnica está a cargo do Teatro Art’Imagem.

A [Torna-]Viagem pode ser feita nos dias 7 e 8 de agosto, sábado e domingo, às 10h/11h30/  15h / 16h30 e tem a duração aproximada de 60 minutos. 

Mais se acrescenta que o espectáculo-percurso “Torna-Viagem” é de acesso gratuito, mas implica uma reserva, ou seja, uma marcação prévia feita através do endereço electrónico: cultura@cm-paredes.pt (telefone 255 780 446).

Esta iniciativa insere-se no projecto Mappa 21, o programa cultural mobilizador para a Música, Artes e Património, cuja entidade promotora é a Câmara Municipal de Paredes. Por seu turno, a concepção e coordenação do “Mappa” está a cargo da Astro Fingido – Associação Cultural.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário