Início » Lousada implementa projeto para redução de perdas no Sistema de Abastecimento de Água

Lousada implementa projeto para redução de perdas no Sistema de Abastecimento de Água

por admin

O Município de Lousada implementou um projeto que compreende a execução de um conjunto de medidas com vista à redução das perdas físicas no sistema de abastecimento de água no concelho. 

Estão a ser efetuados estudos relativos à sua otimização, setorização da rede, aquisição de equipamentos e tecnologia, para medição, controlo e supervisão, gestão de pressões e pesquisa ativa de fugas. 

A solução de conceção da operação “Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água do Concelho de Lousada” abrangeu a totalidade do território municipal com um investimento total que ronda os 706 mil euros. 

Esta é uma intervenção que tem como objetivos o reforço do conhecimento acerca do funcionamento do sistema de abastecimento de água do concelho e sua sustentabilidade ambiental e infraestrutural. Desta forma, vai permitir que o Município contabilize o aumento no índice de qualidade de serviço relativo à medição de caudais, às perdas reais de água, ocorrências de falhas no abastecimento, reabilitação e avarias de condutas. 

Redução de perdas de água – monitorização de reservatórios

O projeto foi desenvolvido no âmbito de uma candidatura ao POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, financiada pelo FC – Fundo de Coesão, Eixo Prioritário 3. 

Desta forma, são realizados investimentos nos sistemas em baixa tendo em vista o controlo e a redução de perdas nos sistemas de distribuição e adução de água, designadamente em equipamentos para campanhas de deteção de fugas, substituição de condutas com perdas elevadas, aquisição e instalação de equipamentos de controlo e medição e telegestão. 

Também poderá gostar de

Escrever um comentário