Início » Mosteiros de Pombeiro e Ferreira recebem o Iberian Ensemble no próximo sábado

Mosteiros de Pombeiro e Ferreira recebem o Iberian Ensemble no próximo sábado

por admin

O I Ciclo de Música Antiga pelo Interior do Património continua neste mês de novembro, com mais cinco concertos do Iberian Ensemble. Os dois primeiros ocorrem já no sábado, 6, no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras, às 16 horas, e no Mosteiro de São Pedro de Ferreira, em Paços de Ferreira, às 21 horas. 

Em Pombeiro, o espetáculo vai contar com a participação dos músicos Alexandre Andrade, no traverso, e Liliana Sophia, no órgão de tubos, e, em Ferreira, estarão Alexandre Andrade, no traverso, David Cruz, no violoncelo barroco, e João Ferreira, na teorba.

Os restantes três concertos do Ciclo de Música Antiga, em novembro, estão agendados para o dia 20, no Mosteiro de São Bento de Arnoia, em Celorico de Basto, e para o dia 30, no Centro Cultural Maria Amélia Laranjeira e na Igreja dos Clérigos de São Pedro, ambos em Amarante.

O Iberian Ensemble é um grupo de música antiga que dedica as suas atuações ao repertório dos séculos XVII e XVIII. Partindo de instrumentos da época, os seus programas procuram evidenciar os grandes compositores de referência europeia, bem como os mestres do barroco ibérico.

O repertório do I Ciclo de Música Antiga pelo Interior do Património conta com obras de Carlos Seixas (1704-1742), Domenico Scarlatti (1685-1757), Arcangelo Corelli (1653-1713) e Pedro António Avondano (1741-1788).

A entrada nos concertos é gratuita, condicionada à lotação dos espaços, por ordem de chegada.

O Ciclo de Música Antiga conta com o apoio da Direção-Geral das Artes, do Centro Cultural de Amarante, da Rota do Românico, da Direção Regional de Cultura do Norte, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda do Mosteiro de Arouca, da Diocese do Porto e das Câmaras Municipais de Baião e Figueira de Castelo Rodrigo.

A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

www.rotadoromanico.com

Também poderá gostar de

Escrever um comentário