Início » CIM do Tâmega e Sousa dinamiza ciclo de workshops sobre violência doméstica

CIM do Tâmega e Sousa dinamiza ciclo de workshops sobre violência doméstica

por S. Ferreira Rafael Telmo

Ciclo de workshops promovido no âmbito da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) retoma, no próximo dia 25, o seu ciclo de workshops subordinado à temática da violência doméstica. Designado de A conversar podemos eliminar a violência, este ciclo, constituído por 11 workshops, é promovido no âmbito da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa.

O quarto workshop, subordinado ao tema “Os filhos da violência: crianças vítimas de violência doméstica”, vai decorrer no dia 25 de janeiro, às 9h30, em formato online.

A violência que é exercida em contexto familiar contra as crianças ou jovens enquadra o crime de violência doméstica. Encontra no panorama nacional atual uma inegável expressão, que tem de ser combatida de forma integrada por todas as áreas e setores. O impacto da violência doméstica varia de vítima para vítima, mas esta está, em regra, associada a consequências para o desenvolvimento equilibrado da criança ou jovem a curto, médio e longo prazo.

Estas questões serão abordadas neste workshop, que contará com as intervenções de Ana Isabel Sani, Professora da Universidade Fernando Pessoa, e Ana Perdigão, Jurista do Instituto de Apoio à Criança, sendo moderado por Helena Martinho, Presidente da CPCJ de Celorico de Basto.

Especialmente dirigido às estruturas municipais de atendimento às vítimas da região, este ciclo de workshops é também aberto a entidades com competência em matéria de infância e juventude – saúde, educação, justiça, serviço social, IPSS, associações, CPCJ –, bem como a profissionais que trabalhem com crianças e jovens e suas famílias/cuidadores. 

A participação nos workshops é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. Os interessados deverão formalizar a sua inscrição através de formulário eletrónico, disponível no sítio da internet da CIM do Tâmega e Sousa, acessível em www.cimtamegaesousa.pt

De referir que este ciclo de workshops vem dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido neste domínio pela CIM do Tâmega e Sousa, entidade coordenadora da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa, a primeira rede intermunicipal a ser constituída no nosso país, que, além de apoio social, psicológico e jurídico às vítimas, faz ainda a articulação com as restantes estruturas e respostas da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, tendo em vista uma maior proximidade e eficácia da intervenção.

O ciclo de workshops A conversar também podemos eliminar a violência da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa é cofinanciado pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE – Fundo Social Europeu.

www.cimtamegaesousa.pt

Também poderá gostar de

Escrever um comentário