Início » MUNICÍPIO DE FELGUEIRAS DIZ NÃO À EXPLORAÇÃO DE LÍTIO NO CONCELHO

MUNICÍPIO DE FELGUEIRAS DIZ NÃO À EXPLORAÇÃO DE LÍTIO NO CONCELHO

por S. Ferreira Rafael Telmo

O Município de Felgueiras, por mota de impressa veio no passado dia 4 de fevereiro comunicar À população que, no âmbito das suas funções de luta e de defesa dos interesses da população local, assume a posição de estar contra a exploração de lítio no concelho de Felgueiras. 

Na fase de discussão pública, o executivo municipal inconformado, fez questão de apresentar uma proposta de reclamação junto da DGEG relativamente a esta matéria, no entanto a DGEG não acolheu a totalidade dos argumentos apresentados pelo nosso Município. Nesta conformidade, não se encontrando salvaguardadas as exigências colocadas pelo Município de Felgueiras na sua reclamação, considero que a Câmara Municipal deverá tomar uma posição de firmeza relativamente à forma como se antevê que o processo possa avançar. 

Naquilo que depender da Câmara Municipal, a exploração não avançará! 

Contudo, apelamos à serenidade no debate da questão, evitando que se gere alarmismo ou transmissão de informação que, por falta de rigor técnico, poderá confundir a população na sua análise. 

Neste momento, aquilo que é previsto avançar é a prospeção, ou seja, os estudos para a verificação da existência de lítio no território e das quantidades previsíveis. Isto significa que teremos um conhecimento mais aprofundado daquilo que poderá ou não existir no nosso solo e que, enquanto população deste concelho, temos o direito de conhecer. A prospeção não significa que haverá exploração. 

Não haverá exploração de lítio no concelho de Felgueiras com a anuência da Câmara Municipal! 

A nossa primeira preocupação é, sempre foi e sempre será para com o nosso território, as nossas gentes e o nosso futuro! 

Também poderá gostar de

Escrever um comentário