Início » Balcão Único do Prédio em Lousada abre dia 7 de fevereiro

Balcão Único do Prédio em Lousada abre dia 7 de fevereiro

por S. Ferreira Rafael Telmo
Balcão Único do Prédio em Lousada abre dia 7 de fevereiro

O Município de Lousada tem aprovada a candidatura para a implementação do Sistema de Informação Cadastral Simplificado que vai começar a funcionar no dia 7 de fevereiro, segunda-feira, prolongando-se até junho de 2023. O projeto tem um investimento total de que ronda os 100 mil euros, sendo cofinanciado em 85%, pelo Norte 2020, através do Fundo Social Europeu.

A ideia subjacente a esta candidatura passa por identificar e delimitar os prédios rústicos e mistos existentes no Concelho através da plataforma BUPi – Balcão Único do Prédio. O BUPi surgiu em 2017 com o intuito de conhecer o território português de forma simples e inovadora e está assente em quatro objetivos que passam pelo ordenamento do território, a valorização dos recursos, a identificação dos proprietários e a prevenção dos incêndios.

O conhecimento dos limites e da titularidade das propriedades são fundamentais para que os Municípios possam planear e gerir os seus territórios. 

Assim, a implementação do projeto passa por instalar balcões de atendimento descentralizados e próximos da população, nomeadamente, nas sedes das Juntas de Freguesia. Nestes locais vão estar a trabalhar técnicos que auxiliem cada proprietário na identificação, delimitação e registo das suas propriedades na plataforma BUPi.

A identificação e delimitação dos terrenos não tem qualquer custo para os proprietários e vai permitir ao Município dotar-se de um sistema cadastral de enorme importância para o ordenamento, conhecimento e desenvolvimento do território e para o exercício das atividades e atribuições legais do Município. 

No que respeita aos proprietários, esta é uma oportunidade de conhecer e delimitar com exatidão os seus terrenos, beneficiando da isenção de custos do registo dos mesmos na conservatória, podendo transmitir esse conhecimento às gerações futuras.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário