Início » Castelo de Paiva apresenta exposição “Cuidadores do Património”

Castelo de Paiva apresenta exposição “Cuidadores do Património”

por S. Ferreira Rafael Telmo
Castelo de Paiva apresenta exposição “Cuidadores do Património”

No espaço do Centro de Interpretação da Cultura Local

      O Centro de Interpretação da Cultura Local, na vila de Castelo de Paiva, acolhe a exposição fotográfica “Cuidadores do Património da Rota do Românico “, que estará patente neste espaço, entre 5 de Fevereiro e 5 de Março.

      As fotos, da autoria de Luís Barbosa, destacam, num registo intimista, as relações de afecto que unem estas pessoas, de várias idades, aos bens patrimoniais da Rota do Românico.

      Recorde-se que, Luís Barbosa nasceu no Porto, em 1975, tendo, desde 2001 e de uma forma mais intensa, enquadrado o quotidiano na imagem fotográfica. Após o curso no Instituto Português de Fotografia (Porto), em 2003, tem trabalhado como freelancer e, desde 2007, que é formador naquela instituição.

O autor das exposição o fotógrafo Luís Barbosa

      A Rota do Românico instituiu o dia 18 de Outubro como o dia do Cuidador do Património. Celebrada em 2020 pela primeira vez, esta iniciativa, inédita em Portugal, pretende homenagear todos aqueles que, de forma dedicada e incondicional, zelam e acarinham os nossos monumentos, constituindo também uma inestimável memória viva do local.

      A primeira apresentação pública da exposição Cuidadores do Património ocorreu no dia 24 de Outubro de 2021, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, sendo que, o projecto Cuidadores do Património foi um dos 11 vencedores do concurso Histórias do Património Europeu 2020, promovido pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia.

      A exposição poderá ser visitada de Segunda-Feira a Sábado entre as 10h-12h30 e 14h-17horas, com entrada livre.    

Gabinete de Imprensa e Relações Públicas
Carlos Oliveira / Assessor de Imprensa

Também poderá gostar de

Escrever um comentário