Início » Baião cria condições para acolher refugiados ucranianos

Baião cria condições para acolher refugiados ucranianos

por Leite Beatriz
Baião cria condições para receber refugiados ucranianos

O município de Baião está empenhado em acolher refugiados ucranianos.

Para isso, ao nível da habitação, a autarquia está a proceder ao levantamento de soluções de alojamento para as famílias provenientes da Ucrânia. Até ao momento, há 12 possibilidades de hospedagem, entre espaços da Câmara, entidades de solidariedade social espalhadas pelo concelho e corporações de bombeiros.

Destes espaços, oito podem acolher cidadãos no imediato, dois precisam de obras de remodelação e os outros dois tem apenas possibilidade de acolher temporariamente. No total, os espaços identificados permitem o acolhimento de 70 pessoas.

O desafio, revela o município, é agora identificar mais alojamentos. Assim, a Câmara está a apelar aos cidadãos de Baião, que possuam imóveis em boas condições, para que estejam disponíveis para receber refugiados ucranianos, seja a título gratuito e temporário ou para arrendamento.

Possibilitar ofertas de emprego

Já em termos laborais, a autarquia diz estar a contactar e a incentivar as empresas da localidade a registarem-se numa plataforma de recolha de ofertas de emprego, criada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), para que os refugiados possam trabalhar e integrar-se.

As empresas interessadas podem aceder diretamente ao formulário, disponível no site do IEFP, ou contactar a Câmara.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário