Início » Arrancou com uma exposição temática o mês das camélias em Celorico de Basto

Arrancou com uma exposição temática o mês das camélias em Celorico de Basto

por Leite Beatriz
Arrancou com uma exposição temática o mês das camélias em Celorico de Basto

“As camélias como fonte de inspiração” marcou o início das festividades, em Celorico de Basto. A exposição aconteceu na última sexta-feira, mas o mês terá mais iniciativas para exaltar as camélias.

Como o próprio presidente da Câmara, José Peixoto Lima, frisou: esta foi apenas “a primeira iniciativa de um mês pleno de ações para celebrar as camélias”. Flores essas que, segundo o autarca, “são um património riquíssimo que deve ser valorizado no seu todo, nas várias vertentes e oportunidades”.

Consciente, aliás, desse “potencial”, José Peixoto Lima anunciou que o município irá promover um protocolo com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), para que se faça um levantamento das camélias da região. A ideia é, depois, desenvolver um laboratório vivo em Celorico de Basto, “no sentido de desenvolver a vertente artística com as camélias como fonte de inspiração”, concluiu.

E é de forma a celebrá-las que as obras conhecidas no dia de abertura vão continuar em exposição até ao final do mês. Para a curadora da exposição, Carminda Andrade, a presente mostra consegue testemunhar o esforço dos artistas em eternizar, na memória visual do observador, a “beleza efémera das camélias”.

Uma beleza que poderá ser contemplada em outras atividades, ao longo de março, com a realização de oficinas artísticas, exposições, caminhadas e os já habituais concursos, que regressam após dois anos de interregno. Lembrar ainda que, no segundo piso da Casa da Terra, está em construção um painel internacional de azulejos sobre as camélias de Celorico de Basto.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário