Início » Baião: Dia do Município comemora-se em Santa Marinha do Zêzere

Baião: Dia do Município comemora-se em Santa Marinha do Zêzere

por Leite Beatriz
Baião: Dia do Município comemora-se em Santa Marinha do Zêzere

É um dia especialmente concebido para celebrar a identidade do território. Este ano, o Dia do Município comemora-se a 26 de março no espaço Casarão, em Santa Marinha do Zêzere, a partir das 15 horas.

Entre as apresentações, o município destaca a atuação da Banda da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere e da Banda Marcial de Ancede. Segundo a autarquia, será também exibido um documentário sobre o Dia do Município, assim como um vídeo sobre Joaquim Nogueira, baionense e o “único construtor de concertinas do país”, que atuará depois com o seu filho Ruka.

A Câmara municipal, juntamente com a Comissão de Distinções Honoríficas, prevê ainda a atribuição de distinções honoríficas, como forma de “reconhecimento a pessoas singulares ou coletivas” que, na área geográfica do município, “têm vindo a fomentar e a desenvolver atividades de relevo e valor no âmbito cívico, cultural, desportivo, empresarial e social”. De igual forma, serão atribuídas medalhas de “Distinção Profissional ao Serviço do Município” para funcionários da autarquia, no ativo ou aposentados, com 35 ou mais anos de serviço e entre os 25 e 34 anos de ligação à autarquia.

Sobre o Dia do Município

As comemorações do Dia do Município foram instituídas em 2017, numa iniciativa conjunta entre a Câmara e a Assembleia municipal de Baião. Oficialmente, 24 de março é considerado o Dia do Município, uma vez que há um documento, de 1066, em que a palavra “Baião” aparece pela primeira.

Não obstante, este ano as comemorações em torno desta efeméride acontecem no dia 26 de março. O evento é aberto ao público.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário